Festival de Poesia celebra a união da comunidade escolar em torno da arte

Escola da Vila

Em 2020, os homenageados serão Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto; devido à pandemia, ainda não há confirmação de data e se o evento acontecerá presencialmente ou a distância.

O gosto pela leitura e a valorização da literatura e da produção textual são aspectos bastante importantes e presentes no projeto pedagógico da Escola da Vila. Desde a Educação Infantil, os professores desenvolvem trabalhos com a leitura, contribuindo para a formação do gosto literário, e alinhados a outras iniciativas, como a da equipe da biblioteca, que costuma ler para as crianças, e da equipe de artes, que trabalha conceitos de estética.

Entre as atividades desenvolvidas, destaca-se o Memória do Leitor, um caderno produzido pelos alunos que os acompanha ao longo dos anos escolares, e no qual registram as leituras que fizeram, as obras das quais mais gostaram e as conversas da roda da biblioteca. “É uma semente que vai sendo plantada e, no Ensino Fundamental II e no Médio, a literatura já é algo que faz parte da vida dos alunos e alunas”, diz Luisa Furman, coordenadora do setor cultural da Escola da Vila.

É nesse contexto que, todos os anos, a Vila se prepara para o seu tradicional evento literário -- em um ano ocorre o das crianças da Educação Infantil e Fundamental I e, no outro, o Festival de Poesia, do Fundamental II e Médio. Neste ano, o Festival de Poesia, normalmente realizado no último sábado de outubro, na unidade Morumbi, ainda não tem uma data confirmada para a sua realização, devido à pandemia do novo coronavírus. “Estamos torcendo para podermos nos reunir fisicamente, mas não temos uma confirmação de quando e como o evento vai acontecer -- a distância, presencialmente ou se será adiado para o ano que vem”, explica a coordenadora. De qualquer forma, os poetas homenageados serão Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, que completariam 100 anos em 2020.

Tradicionalmente, o festival conta com dois concursos: poesia escrita (sempre autoral) e poesia falada (autoral ou não). Em poesia escrita, são duas categorias, uma para alunos do 6º ao 8º ano e outra para os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio. Em poesia falada, há também uma terceira categoria, aberta para funcionários, professores, familiares e ex-alunos. Entre os critérios de avaliação estão a construção e o desenvolvimento do texto e a habilidade da escrita de acordo com as características do gênero, para poesia escrita, e recursos ligados à oralidade e à expressividade, como movimentação e posicionamento no palco e entonação de voz, no caso da poesia falada.

Luisa conta que a preparação para o evento acontece desde o começo do ano e envolve os estudantes e a comunidade. As oficinas como as de escrita de poesia, declamação e preparação de voz muitas vezes recebem pessoas de fora da escola para ministrar as atividades. Também ocorre um concurso de caricatura dos poetas homenageados, que estampam camisetas e cartazes do evento. “Essas ações são fundamentais para envolver os alunos e fazer com que se preparem de forma mais profunda”.

Os concursos são o ponto alto do evento, que conta com outras atividades, como exposição de fotografias, desenhos e cartazes do festival. Grupos de teatro, de estudos de literatura e bandas também costumam ser convidados para se apresentarem. “Funcionários de vários setores, como telefonistas, porteiros e a equipe de limpeza, participam do concurso. É um momento muito valorizado pelas famílias e de união de toda a comunidade em torno da arte”, destaca a coordenadora.