Acompanhamento das famílias segue essencial para ajustar a rotina das aulas remotas

Diálogo constante com a escola, cuidado com o uso de telas pelas crianças e a valorização de diferentes saberes são maneiras dos responsáveis contribuírem para o bom andamento das atividades escolares em casa.

Passados quase seis meses da suspensão das atividades presenciais nas escolas, as crianças, em geral, já estão mais acostumadas e adaptadas às aulas remotas, mas o apoio e o acompanhamento por parte das famílias continuam sendo essenciais. Miruna Kayano, coordenadora do Ensino Fundamental I da Escola da Vila, dá algumas orientações sobre como os responsáveis podem seguir contribuindo para a rotina escolar e para um maior aproveitamento das aulas pelas crianças.

Ela explica que, ao considerar que estamos já há bastante tempo no modelo remoto, é esperado que as crianças tenham diferentes reações em relação a todo esse período longe do ambiente escolar. “Os alunos e alunas do fundamental I ainda estão construindo sua relação com escola e precisam muito da interação com os professores e com os colegas. Com o distanciamento, reações como desânimo e cansaço podem acontecer. Por isso, as famílias devem sempre manter um canal de diálogo aberto com as crianças para saber o que estão sentindo, poder ajudá-las e fazer a ponte com a escola, para que os educadores possam dar suporte e acolhimento.”

Outro ponto importante, segundo a coordenadora , é avaliar se a organização da rotina da criança está adequada. “Num primeiro momento, todos nós fomos surpreendidos pelo que estava acontecendo, tínhamos a ideia de que a pandemia duraria menos tempo e, frente aos muitos desafios, alguns acordos foram flexibilizados. Mas, com o prolongamento dessa situação, é bom fazer um balanço de como está a rotina e verificar se o tempo destinado para a escola está bem delimitado”, recomenda. “Muitas vezes, as crianças terminam as atividades num espaço de tempo relativamente curto. Elas podem aproveitar esse período, por exemplo, para reler as respostas das tarefas, fazer a leitura de uma obra literária ou dedicar-se a um  desenho.”

Olhar para como está o uso de telas, além do que a escola necessita, também é algo que merece atenção da família. “Como a escola precisa se apoiar na comunicação por esse meio, é preciso ter momentos de alternância e equilíbrio com outras atividades que não demandam a tela. Pensar nessa relação ajuda bastante na questão da rotina escolar.”

A coordenadora  ainda lembra que valorizar a relação das crianças com as outras áreas de conhecimento, além das que ficam a cargo da professora polivalente, ajuda a diversificar os focos de interesse. “As atividades de inglês, educação física, arte e música acabam, muitas vezes, ficando em segundo plano, mas elas têm importância grande no currículo do Fundamental I. Incluir essas atividades na rotina permite a alternância de olhares e isso pode favorecer inclusive a dedicação  às áreas centrais de práticas de linguagem  e matemática.”

Miruna conta que, na segunda quinzena de setembro, as famílias vão receber um documento com a avaliação do 2º trimestre. Ela sugere fazer a leitura atenta desse material em conjunto com a criança. “Pode ser um momento de balanço e definição de novos acordos, se necessários. Vale olhar para as dicas que os professores e professoras vão dar. As crianças estão vivendo experiências muito particulares, e o diálogo constante com escola vai ajudar as famílias a fazerem possíveis ajustes para organizar melhor a rotina e favorecer a aprendizagem.”