De quem é o espaço da escola?

Por Vania Marincek

Ninguém discorda que participar da vida dos filhos é importante e muito bom. Mas será que os filhos não devem ter espaços em que transitem sem a intervenção familiar? E a Escola? É um espaço autônomo?

A família constitui-se para as crianças pequenas no único espaço de convivo social e de aprendizagem sobre este. A entrada na escola é o primeiro marco de ampliação das possibilidades de convívio. A criança vai aprender a conviver entre iguais e em relações recíprocas. Indivíduos da mesma idade, com uma forma de pensar semelhante, com aprendizagens a serem construídas em comum, com propostas planejadas especificamente para essas aprendizagens e mais uma gama de situações não planejadas, mas previstas, relacionadas a aprendizagem para o convívio.

Para a Escola, delimitar esse espaço como sendo, por direito, de cada criança e só dela e ao mesmo tempo de interlocução e vínculo com as famílias é um desafio diário.

É preciso garantir que os alunos reconheçam e confiem que a Escola é um lugar seguro para suas aprendizagens, e para isso preservar os espaços em que a aprendizagem se dá; e, ao mesmo tempo, dar ás famílias a garantia de que podem ter acesso ao local de trabalho de seus filhos e aos profissionais que lhes auxiliam nessas aprendizagens.

Por isso, os pais aqui na Escola da Vila podem entrar nos momentos de entrada e saída, ir até as salas de seus filhos e filhas e conversar com professoras e professores, mas não podem intervir nas situações de aula.

Nas aulas, os alunos encontram a segurança de que poderão aprender com tranquilidade, em um espaço preparado para tal e sem precisar dar conta, naquele momento, de expectativas de naturezas diversas da escolar.