Semana de provas: estudar onde? Em casa, na escola ou no facebook?

Por Sônia Barreira

Organizar todas as provas numa única semana já é uma tradição em muitas escolas, especialmente para os alunos maiores de Fundamental 2 ou Ensino Médio. Para nós, da Vila, nem sempre foi assim. Anos atrás, isso nos parecia uma estratégia contraditória que levava o aluno a estudar mais num determinado período letivo e não frequentemente, como gostaríamos. Com o tempo, nos convencemos das vantagens dessa organização.

Para os alunos, é possível concentrar o período de preparação para as provas sem a “concorrência” das aulas regulares, que requerem atenção a novos conteúdos.  Para a escola, de modo geral, a semana de provas  facilita muito todos os procedimentos complementares que acompanham a avaliação trimestral: prova, correção, atribuição de notas, média, escrituração no diário de classe e portal, tirar a planilha completa, fazer conselho de classe, obter informações, analisar resultados, comunicar às famílias, encaminhar casos individuais (Ufa!).

Os pais, em casa, podem identificar com clareza a chegada desse importante período letivo: os alunos se reúnem para estudar em subgrupos, há alteração da rotina, do humor e da disposição de todos.

Mas, um novo e interessante aspecto dessa etapa é a movimentação dos alunos no facebook. Em meio a todas as conversas, troca de fotos,  vídeos e comentários habituais, encontram-se novos procedimentos de estudo coletivo.

Não é raro encontrar  solicitações de resumos  para estudos;  a troca de provas de anos anteriores (como se fosse uma espécie de mercado negro do saber); e outras ações  que as novas tecnologias favorecem como a busca de apoio dos colegas na solução de problemas não compreendidos, da eliminação de dúvidas não identificadas a tempo,  da obtenção de informações perdidas. Inauguram assim, uma nova e surpreendente maneira de estudar.

Para se ter uma ideia da potência desta situação de estudo, um exemplo emblemático: para a questão postada no facebook por um aluno de 1º ano  (alguém pode me explicar  porque a narrativa de Meville é realista?) foram postados 371 comentários que buscavam responder e relacionar as possíveis explicações às informações veiculadas em sala de aula!

Já os mais velhos, identificaram rapidamente a possibilidade de fazer isso no ambiente virtual da escola, e construiram espontaneamente espaços de debate sobre as questões mais difíceis de várias  disciplinas na semana de provas. Outros ainda, organizam grupos fechados no próprio facebook para discutir temas e testar coletivamente a redação de possíveis respostas à perguntas complexas (com permissão restrita a alunos, mesmo com a insistência de alguns adultos  “bicões” e curiosos como esta que vos escreve!)

Assim, nós pais, precisamos também de novos procedimentos, pois nem sempre é o caso de repreender o filho que naquela semana tensa de estudos, parece distrair-se por muito tempo nas redes sociais! É preciso considerar a possibilidade de que estejam de fato dedicados aos estudos naquele ambiente virtual. Mas lembrem-se: é só uma possibilidade!