Um início de conversa sobre atualização e especialização pedagógica.

Por Zélia Cavalcanti

No cenário atual da educação brasileira, é cada dia mais evidente a necessidade de professores com uma formação profissional mais bem construída, professores em condições de atender aos anseios básicos da sociedade em relação à qualidade da educação oferecida em salas de aula, pública e privada. E, infelizmente, é também uma evidência de que são muitos os dígitos que representam o número de professores que não conseguem realizar uma ação pedagógica promotora de avanços significativos no processo de aprendizagem das crianças durante as nove séries do ensino fundamental. Prova disso são os índices derivados das provas nacionais, e as notícias frequentes de alunos de 7ªs e 8ªs séries, que não leem com fluência e são incapazes de realizar propostas matemáticas envolvendo operações simples.

Esse estado de coisas, atribuído em grande parte à baixa qualidade de muitos dos cursos de graduação de professores, que são oferecidos por instituições variadas, tem contribuído para que se difunda a ideia da necessidade e a importância de profissionais já graduados, que saem das faculdades sem nenhuma experiência real com o trabalho docente, se envolverem em cursos de formação continuada e de especialização, stricto ou lato sensu.

Como é sabido, já há muitos anos a Escola da Vila, por intermédio de cursos de atualização pedagógica organizados por seu Centro de Formação, vem se esforçando para contribuir para que a cena educacional seja mais favorável a um número cada vez maior de estudantes. E temos trabalhado bastante nesse sentido.

Até 2009 nossas ações se restringiam à oferta de atualização para o trabalho com os alunos. Em cursos desse tipo, temos atendido a um número a cada ano maior de educadores que transitam nos cursos de pequena, média e longa duração e que, para nossa satisfação, se dizem satisfeitos com os reflexos desse investimento pessoal em sua atividade profissional. São mais de 40 mil professores que participaram das centenas de ações já realizadas.

Em 2010 ampliamos essa atuação. Tendo conquistado, em fevereiro de 2009, o credenciamento do MEC, passamos a oferecer também cursos de pós-graduação lato sensu aos profissionais que, identificados com os princípios que estruturam nosso trabalho na educação básica, desejam ampliar e aprofundar sua formação acadêmica inicial em questões pedagógicas.

Nessa nova frente, oferecemos atualmente cursos relacionados à Educação Infantil e à Alfabetização. Abrimos, assim, o leque de possibilidades de formação para o enfrentamento dos desafios, teóricos e práticos, colocados pelo processo de escolarização inicial. Já estamos com cinco turmas em andamento, e agora em maio iniciaremos a seleção para novas turmas.

A partir de maio, nos posts das sextas-feiras, o enfoque principal recairá sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Formação. Professores e alunos  vão escrever sobre os desafios que a atualização em temas educacionais colocam no cenário caleidoscópico educacional da atualidade.

Convidamos nossos leitores a participar e a enriquecer essa discussão.