É uma coisa maravilhosa.

[gallery order="DESC" columns="2" orderby="title"]

Por Tuna Serzedello

O Teatro é uma poderosa ferramenta de transformação social. Toda transformação de uma sociedade começa pelos seus indivíduos. Certo ator me contou que começou a fazer teatro pois acreditava na mudança do mundo através dos palcos: - Mudou? - perguntei eu. - Não sei, mas eu mudei. – respondeu ele.

Acredito no teatro como ferramenta de mudança. Acredito ainda mais no teatro com jovens em formação, pois eles são a personificação da mudança.

Na sua busca por sua identidade, deixam pelo caminho muita paixão e talento.

Tenho muito orgulho dos alunos do grupo de teatro da Escola da Vila.

O propósito do nosso grupo não é pequeno, queremos dar conta de estudar História do Teatro, Teorias de Interpretação, Dramaturgia e ainda encenar o processo da nossa pesquisa.

As portas estão sempre abertas, curiosos e admiradores são bem-vindos.

O espaço deve ser democrático e plural, afinal o teatro é baseado em diálogos, e devemos estar preparados para desempenhar bem nosso papel, no palco e na vida.

Em junho do ano passado foi lançado o desafio: estudar o teatro realista.

Estreamos o novo prédio da Unidade Morumbi batizando nossa sala de “Estúdio da Vila”, e seguimos passo a passo os ensinamentos do russo Constatin Stanislavski, acompanhados por Ibsen, Tchécov, Tenesse Williams e Arthur Miller. O resultado foi apresentado em um ensaio aberto no próprio espaço, no Festival de Poesia de 2010 e recentemente na IV Mostra de Teatro do Colégio Santa Cruz. “Deve Ser uma coisa Maravilhosa” reuniu cenas dos principais autores realistas e uma do Bertolt Brecht para contraponto. Não quero discutir a qualidade artística desse trabalho, mas exaltar o que eu aprendi com esse grupo de alunos. Vi um grupo que acolheu novos integrantes e que não abriu mão dos antigos, hoje ex-alunos, na sua composição. Aprendi que maturidade, confiança e responsabilidade são atributos para serem vivenciados e não ensinados. Testemunhei superação e perseverança. E por fim confirmei a minha crença: os adolescentes são capazes de produzir cultura. E quando desafiados produzem acima do esperado. Foi uma coisa maravilhosa, e continua sendo, conviver com esses alunos.