Alfabetização como tema de formação profissional.

Por Andréa Luize - Coordenadora do Núcleo de Práticas de Linguagem

O Centro de Formação da Escola da Vila possui uma ampla tradição na oferta de cursos com conteúdos relacionados ao processo de alfabetização. Basta olhar o material de divulgação veiculado a cada ano, para observar que boa parte dos cursos de atualização pedagógica oferecidos nas programações de janeiro, abril, julho e setembro realizados aqui em S Paulo, assim como em outras cidades, tem como conteúdo as práticas de linguagem.

Ao lado desses, existe ainda um curso de maior duração – e de vasta tradição! – centrado na análise e reflexão sobre as ações do professor em situações de leitura e de escrita, sobretudo, em classes de educação infantil e nas primeiras séries do ensino  fundamental: o  Curso de Formação de Professores Alfabetizadores, por onde iniciei minha história com a Alfabetização. Foi por ele que, em 1994, como aluna, comecei meu percurso na Escola da Vila; foi  também nesse mesmo curso que , em 1999, passei a ser formadora do Centro de Formação.

Depois de atuar por dez anos como professora no Curso de Formação de Professores Alfabetizadores, tendo também concluído um mestrado no tema, fui seduzida por uma nova demanda profissional e pessoal: lidar com o instigante e prazeroso desafio de coordenar e dar aulas no curso de Pós-Graduação em Alfabetização que a Escola da Vila passou a oferecer em 2010.

Através da oferta de Especialização, nosso desejo de contribuir para a formação de melhores profissionais encontrou novos meios de concretização, na medida em que os conteúdos envolvidos nos diferentes cursos oferecidos até então, puderam ser  reunidos, ampliados e aprofundados.  O estudo de teorias de base e da psicogênese da língua aliado a reflexão sobre as políticas e práticas alfabetizadoras e a didática da língua permitem aos alunos a análise, o planejamento e a avaliação apurada dos processos de aprendizagem, de situações didáticas e do currículo de práticas de linguagem. Por outro lado, os estudos linguísticos e os literários favorecem a construção de novos olhares sobre o ensino e fomentam os percursos pessoais dos participantes. Além desses aspectos, durante os dezoito meses de curso, os alunos são instigados a realizar produções de textos mais acadêmicos e documentos de apoio curricular, como são os projetos e sequências didáticas. O curso contempla, ainda, a produção de uma monografia o que permite ao participante pesquisar sobre um tema de maior interesse sob a orientação de um dos professores e, se for de seu desejo, usar esta produção como projeto inicial para o ingresso em um curso de mestrado.

Assim, transitando entre cursos  diferentes em sua origem, organização e programação, venho nesses quase 20 anos trabalhando para que o Centro de Formação da Escola da Vila possa atender a diferentes interesses e necessidades de educadores que, como eu, são literalmente apaixonados pelas questões da alfabetização.