Crianças do 3º ano atuam como professores na rede do saber.

Por Priscila Maria Sbizera e Andrea Tambelli, professoras de 3º ano

O projeto Rede do Saber tem como grande objetivo favorecer o desenvolvimento da auto-estima e, ainda, que os alunos possam vivenciar a experiência de serem professores por um dia, tendo em vista todas as etapas e procedimentos necessários para a organização e a apresentação de uma aula. Contudo, este é um trabalho que contempla eixos importantes da área de Práticas de Linguagem, tais como a escrita e a oralidade.

Inspirado em uma experiência francesa chamada Universidade do Saber que, originalmente, abrange um público adulto e propõe a formação de uma comunidade de “ensinantes e aprendizes” dentro da universidade, porém tratando temas que não sejam relativos ao conhecimento acadêmico, o projeto foi adaptado para as crianças do 3° ano. Elas são convocadas a atuar como professoras, mas não de uma matéria escolar, e sim de uma habilidade ou conhecimento adquirido fora da escola.

Assim, as crianças ministram “oficinas” sobre temas variados e para os quais se sintam inclinados, ou nos quais se considerarem “experts”, como por exemplo: ensinar uma dobradura, a receita de um bolo, uma técnica de pintura, um exercício de relaxamento, etc.

Para a realização do projeto, tanto a escola como a família necessitam incumbir-se de algumas “tarefas”, corresponsabilizando-se pelas oficinas.

Em casa...

Para o pleno desenvolvimento das aulas, o apoio da família é muito importante, pois é em casa, com o auxílio dos adultos que a cercam, que as crianças definem seus temas, preparam os materiais, ensaiam e, portanto, enfrentam os primeiros problemas.

Dentre as muitas dicas possíveis de serem dadas às crianças, é preciso ajudar na organização do tempo, do material e do espaço, uma vez que ainda são pequenas para fazer previsões deste tipo. Além disso, outro grande desafio está em organizar o discurso – o que falar, como explicar e pensar em uma estratégia que dê conta da explicação. Quanto ao tema, torna-se necessário ajudá-los a elencar coisas que devem ser algo que as crianças saibam fazer bem ou que gostem bastante, e que seja algo possível de ser ensinado no tempo e no espaço previsto.

Na escola...

As professoras lançam o projeto contando sobre o que os alunos deverão fazer, mostrando vídeos, fotos ou outros materiais de oficinas de anos anteriores, tirando dúvidas, dando idéias e fomentando no grupo a vontade de trabalhar. Nos dias que se seguem, continuam tocando no assunto, conversando sobre o que as crianças pretendem fazer, até que, por meio de lições para casa, formalizam as escolhas e “incitam” o planejamento. Após o agendamento prévio das datas as redes se iniciam.

A cada semana duas ou três oficinas acontecem simultaneamente e após cada dia, uma roda é feita para discutir os maiores desafios vivenciados e os acertos. Este é um momento fundamental porque os participantes das oficinas dão dicas para o aprimoramento das aulas e os professores do dia podem falar como se sentiram, o que acharam mais fácil e mais difícil, se houveram imprevistos e como fizeram para gerenciá-los, entre outros aspectos. Algumas falas evidenciam a importância e a grandiosidade deste dia para as crianças, conforme abaixo:

Entre os professores do dia podemos ouvir...

“Eu ensaiei em casa, mas não contei o tempo para arrumar a sala.”

“Primeiro, eu lia uma parte do texto informativo e depois explicava. Fiz isso até terminar.”

“Eu estava muito nervosa no começo, mas depois me acalmei.”

“Todo mundo começou a falar junto e eu não sabia o que fazer.”

“Eles conversaram muito na minha aula e atrapalhou bastante.”

 Entre os participantes das oficinas...

“Não deu para entender porque a mão ficava na frente. Não consegui dobrar!”

“Acho que ele podia ter trazido mais folhas.”

“Faltou farinha na receita. Uma dica é que quando for culinária a gente precisa sempre trazer um pouco de ingrediente a mais.”

Vale esclarecer que as crianças que deram as aulas recebem elogios e são evidenciadas por terem dado suas aulas. A partir das conversas realizadas, a cada semana, as crianças buscam fazer os ajustes necessários para alcançar os objetivos propostos. Dessa forma, vão desenvolvendo a comunicação oral, os procedimentos de planejamento e organização de uma apresentação e vivenciando um momento único e especial de suas vidas!