Receitas caseiras para dar um upgrade no inglês.

Por Sandra Tatiana B. Durazzo

Assim como a língua materna, aprender línguas estrangeiras requer essencialmente experiência. Isso quer dizer que quanto maior (e melhor) o contato com o idioma, mais proficiente se torna o aprendiz. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas “caseiras” para contribuir com o aprendizado de idiomas.

Seu(sua)  filho(a) gosta muito de um determinado esporte? Um gênero musical? Moda? Cinema? Quadrinhos? Um gênero literário? Há uma infinidade de revistas sobre os mais variados assuntos que podem ser compradas em bancas ou grandes livrarias ou mesmo assinadas para recebimento em casa (pela internet se faz uma assinatura internacional rapidamente.) Se o assunto é do interesse do aluno, explorar o idioma para saber o conteúdo das reportagens será tarefa prazerosa. Aos poucos, eles nem percebem que estão lendo em inglês!

Outra dica são os DVDs. Ao assistir a um filme, sugira deixar o áudio e as legendas em inglês. O apoio do texto escrito ajuda a compreender a língua falada. Essa é uma ótima forma de se apropriar de expressões idiomáticas e pronúncia.

Há também uma série de ótimos jogos interativos on-line e videogames. O objetivo dos alunos é vencer as etapas e se divertir, para tal não há como escapar do uso da língua!

Claro que viajar é ainda a melhor receita de todas. Visitar outras culturas e entender como a língua expressa uma forma de ver o mundo promove um tipo de aprendizado impagável!

Enjoy!