Uma proposta pra gente grande!

Por Fabio Menezes

Dentro do âmbito escolar, todos nós sabemos o quanto os adolescentes se afastam das atividades físicas por diversos fatores: vestibular, baladas, reuniões com os colegas e muito estudo. Essas atividades fazem com que o tempo se torne escasso e as práticas e vivências motoras acabam ficando sempre para o segundo plano.

Refletindo sobre adolescência e atividade física, o grande desafio passou a ser: como tornar significativo, para esses alunos, os conteúdos (necessários e importantes) da atividade física?

A resposta estava em ir “ao” encontro e não “de” encontro aos alunos e o caminho foi recriar um ambiente de prática/crítica/conhecimento que tornasse as aulas mais atrativas.

Novas propostas, com materiais diferentes e alternativos, tornaram as aulas motivantes e desafiadoras. Para que pudéssemos lidar bem com um grupo exigente e crítico, tanto no contexto escolar quanto no social, e favorecer o aprendizado, precisamos respeitar as diferenças, adequar o material à necessidade do aluno e planejar possíveis sucessos para todos.

A ideia é que a Educação Física se apresente como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento, traduzida em jogos, brincadeiras, esportes, atividades circenses, ginásticas e dança. Essas atividades, desenvolvidas a partir de um trabalho coletivo que se baseia em responsabilidade e cooperação, fortalecem o desenvolvimento integral do aluno, auxiliando na formação do cidadão que vai produzir, reproduzir e transformar essa cultura.

Desenvolvemos atividades como jogos de quadra, ginásticas em forma de circuito e massagem corporal que contribuem para o processo da “autonomia” (responsabilidade), na medida em que implica em reflexão, aquisição de conhecimento e formação de vínculos afetivos, além de estimular a capacidade de tomar decisões segundo sua própria concepção de mundo. Também desenvolvemos oficinas de confecções de brinquedos, jogos cooperativos, dinâmicas em grupo e brincadeiras populares, que estimulam diretamente a cooperação – capacidade do individuo de operar junto com o outro de forma harmoniosa, manifestando-se no plano intelectual, afetivo e social, inserido no processo coletivo sem perder sua individualidade.

Dois eixos de trabalho se destacam, procurando oferecer orientação para um melhor estilo de vida e saúde.

1-   “Fitness school”: uma forma de realizar com o adolescente as práticas de academias – no formato circuit training – que desenvolvem um olhar crítico e consciente sobre o próprio corpo. Após as primeiras aulas, os alunos começam a se conhecer melhor e podem lidar mais confortavelmente com seus limites e estabelecendo metas de trabalho para um melhor desenvolvimento muscular e postural. Além disso, s temas como alimentação, alterações de peso, rendimento muscular, uso de energéticos e substâncias que alterem o metabolismo orgânico, por exemplo, são discutidos com os alunos. Os objetivos são de esclarecer dúvidas, criar um senso crítico, despertar o interesse pela prática da atividade física, criar vínculos de confiança e desenvolver um programa de educação corporal através das vivências práticas motoras dentro da escola.

2-   Outro desafio foi trazer para os alunos algo que envolvesse arte e corpo e as atividades circenses despertaram grande interesse. Trabalhando dentro de um contexto motor, social e fisiológico – a prática circense seria alcançada pelo prazer do movimento espontâneo, o que nos permitia assegurar a continuidade da educação do corpo no conjunto da escolaridade. Enfim, propiciar ambientes favoráveis para uma boa prática corporal, onde os alunos possam se sentir seguros para explorar novas vivências, colecionando experiências positivas na relação com o corpo em movimento.

Ao longo destes anos de trabalho com o Ensino Médio, pudemos constatar que as estratégias utilizadas geraram maior envolvimento dos alunos, mais respeito pela área e maior interesse pela prática corporal saudável.

Cuidar do corpo é uma tarefa contínua e, mesmo em um período difícil, acreditamos que conseguimos oferecer aos adolescentes uma prática corporal prazerosa e contextualizada.