Por Professor Marcos Santos Mourão (Marcola)
Ao longo do ano, estabelecemos uma rotina que tem ajudado muito na sistematização das aulas, na organização do tempo, na compreensão do assunto e atividade a ser trabalhada na aula de Educação Física (principalmente para os alunos do Fundamental 1). No início da aula, ao invés de ir diretamente para a quadra, as crianças nos esperam na classe, onde somos recebidos com manifestações de grande alegria e afeto. O motivo de tanta agitação dá-se, em grande parte, por ser um momento muito aguardado, no qual o corpo estará inserido de maneira completa e não só intelectualmente. Após recebermos vários abraços, notícias e sugestões de jogos, criamos um ritual para a explicação das atividades: o registro na lousa, ou seja, um registro que julgamos ser claro e significativo, e que apoiará a compreensão das crianças para a realização das tarefas propostas.
À primeira vista parece estranho o fato do professor de Educação Física entrar na classe, “desperdiçar” tempo com explicações na lousa, quando poderia receber os alunos na quadra, já começar a atividade! Mas esta opção, na nossa concepção de área, traz mais benefícios do que perdas. Quando entramos na classe temos a oportunidade de conversar rapidamente com cada professora, receber notícias do grupo, enfim, estabelecer uma parceria importante para ambos. Além disso, observamos que, para as crianças, o registro que fazemos é um modelo muito valioso de representação e organização espacial, uma vez que permite antecipar ações, ordem e execução das tarefas (circuitos motores e oficina de percurso), regras, limite de espaço e disposição dos jogadores (quando utilizamos jogos), deslocamentos possíveis, etc. O fato de estar em sala de aula também favorece a participação mais organizada para que a criança esclareça suas dúvidas, escute o outro e compreenda o sentido da própria fala. Isto contribui para que o tempo em sala não seja “perdido”, mas sim “investido” nas situações de aprendizagens práticas, uma vez que traz para as crianças sentido e significado.