Notícias da I Vila Literária

Por Fernanda Flores

No sábado dia 15 de outubro, tivemos a I Vila Literária,  evento que reuniu crianças e pais ao redor de livros, trocas, leituras, oficinas, exposições e apresentações.

O valor de formação de propostas como essa é enorme, tomo como exemplo a feira de troca de livros: cada criança que participou enfrentou a tarefa de selecionar em casa um livro que levaria para trocar e, desprender-se de um livro não é tão simples assim. Passamos os dias de envio dos títulos ouvindo nossos alunos dizendo sobre a dificuldade de escolha, de que pegavam os livros, voltavam a folhear, lembravam da história, de como o adquiriram e pronto, lá vinha a sensação de incerteza, a dúvida se a troca valeria.

Para outros, foi mais simples, relatos de que rapidamente já sabiam qual trocar, principalmente os mais crescidos, para quem a trajetória leitora já está mais constituída e a possibilidade de conhecer novos títulos numa situação de troca é bem mais compreensível.

De toda forma, as mesas de troca estavam repletas de crianças e pais, lendo, escolhendo juntos, travando conversas sobre as histórias, opinando, enfim exercendo o que almejamos numa de comunidade leitora, que expressa impressões literárias, que preza a qualidade do escrito e se encanta com a possibilidade da próxima aventura que virá pela leitura.

A repercussão entre as crianças foi enorme, na segunda-feira que se seguiu ao sábado chuvoso, as conversas nas classes relembravam passagens sobre o evento: contavam sobre livros que trocaram, sobre o gigantão da “bruxinha”, as danças e contos, as histórias ouvidas, o cuidado com os livros, as ilustrações, enfim, estavam preenchidos pela experiência compartilhada entre colegas e suas famílias.

Agora, o que todos esperam é a divulgação dos textos das crianças que se inscreveram no concurso de produção textual, assim, brevemente, divulgaremos o acesso ao blog da I Vila Literária onde, semana a semana, publicaremos os textos das diferentes categorias e todos poderão se deliciar com as histórias de nossos alunos de 2ºs a 5ºs anos.

Enquanto isso, aproveitem para ver o álbum de fotos do evento em nosso flickr, com registros das diferentes atividades realizadas e, mais do que isso, da participação encantada de nossos alunos!

Para finalizar, agradecemos a participação e envolvimento de todos, em especial daqueles que contribuíram com seu trabalho e dedicação para que a I Vila Literária ficasse marcada na memória das crianças e famílias em seu ano de estréia!