Professor Beno

Por Ivone Domingues e Wanilda Tieppo

Na última quinta-feira soubemos do falecimento do Beno, professor de História da Escola da Vila  entre 1995 e 1998. Todas as pessoas que conheceram o Beno, ao se encontrarem, comentavam o quanto estavam tristes, lembrando dessa figura forte, doce e bem humorada.

Beno tinha “alma de marxista”. Quem o conheceu sabe da coerência desse binômio. E trazia sempre para a escola uma reflexão constante sobre a necessidade de nos preocuparmos com a formação política dos alunos. Ele propôs e organizou um projeto, que denominou Projeto Ágora, criando um espaço para a discussão dos acontecimentos políticos. Esse projeto depois deu nome ao grêmio e se desdobrou em algumas iniciativas que perduram até hoje na escola.

Sempre dizia: “Quero alunos críticos, capazes de compreender o processo histórico”

Nesse momento de despedida, em que a sensação de ausência costuma prevalecer, sentimos saudades do Beno e constatamos a sua presença no nosso projeto de escola.