Insistência, persistência e crença.

Chegada do 2º dia no hotel Meliah, Angra dos Reis.

Por Washington Nunes - coordenador de esportes da Escola da Vila

Há muito tempo o esporte é um fenômeno mundial que provoca na população um grande  fascínio. E, na maioria das vezes, estes atletas estão muito distantes de nós, por isso, não temos ideia da rotina de treinos a que eles se submetem para a preparação de uma determinada competição.

Por conta disso, resolvi escrever um pouco a respeito de um atleta desconhecido da mídia, mas muito conhecido por nós. Ele é professor de Educação Física e de capoeira e dá aulas o dia inteiro. Também é marido e pai, portanto, tem uma agenda cheia diariamente.

Como então, esse cara resolve treinar das 4h30 às 6h da manhã, correndo de 15 a 20 km diariamente, fazer musculação e dar conta dessa rotina? Muitos poderão perguntar: - Pra quê? Bem, essa é uma resposta que só quem vive no esporte pode explicar.

Por que o camarada quer subir a montanha? Por que quer correr uma maratona? Por que quer acordar cedo em pleno domingo e ir jogar tênis?

Porque está escrito em seu DNA.

Porque fazer esporte é ir vencer a si próprio todos os dias, independentemente do desafio.

Porque mesmo perdendo, ficando por último ou vencendo um objetivo pessoal que ninguém fica sabendo, o corpo dele sabe. Todas as suas células e músculos, todas as ligações nervosas e isso, bombardeado de adrenalina, endorfina e alegria, faz com que durma o sono dos anjos ou dos reis.

Tudo isso, pra acordar no dia seguinte às 4h30 da manhã e começar  outra vez.

Quero dedicar esse texto a todos os esportistas, anônimos ou famosos, mas, principalmente ao Marcola, que faz parte da equipe de professores da Escola da Vila e que acabou de participar do desafio de 600k São Paulo/Rio de Janeiro.

Sua equipe, a Capivara no Barranco, ficou em 4º lugar com um tempo de 32 horas e 45 minutos, correndo em média 10 horas por dia.

Pra que?

Pra saber que é possível começar e terminar um desafio. Apenas isso. E dormir o sono dos sonos.

Valeu, Marcola.