Acampamento em inglês.

Por Vera Lemos - Coordenadora de inglês do fundamental 1

a

Os acampamentos em inglês proporcionam às crianças momentos de interação, descontração e novas descobertas com o idioma.

É fascinante para eles descobrir que podem se comunicar em ambientes e em situações diferentes das propostas em sala. Eles têm a oportunidade de experimentar novas vivências, conhecer novas brincadeiras, novos professores e monitores que falam inglês como nós, com pronúncias e sotaques diferentes. Mas todos se comunicam e os alunos compreendem que estudar um idioma é entender e se fazer entender onde quer que estejamos.

Esses momentos colocam nossos alunos em uma situação real de comunicação. Apesar de vivenciarem situações inéditas e diferentes do contexto de sala de aula, isso não os deixa inibidos ou inseguros. Muito pelo contrário, sentem-se tão estimulados, tão envolvidos, que passam a falar inglês entre eles. Percebem, então, que a comunicação é sempre possível e que, para isso, não é necessário entender todas as palavras, mas o importante é participar integralmente de todas as atividades e integrar-se com os colegas e com os professores de inglês que estão lá como companheiros, favorecendo também um novo olhar e um vínculo diferente entre eles.

Além disso, percebem na prática que os temas dos projetos intensamente trabalhados em sala de aula estão presentes a todo o momento e isso nos mostra que estamos atingindo os objetivos que esperávamos: o uso do idioma em situações reais de comunicação, pois sabemos que o inglês que deve ser aprendido em escolas hoje em dia não é mais de fachada. Não basta decorar algumas expressões e regras gramaticais. Sabemos que, no mundo de hoje, é necessário se apresentar e defender ideias com fluência e correção, negociar, dialogar, convencer, falar, ouvir e escrever. Enfim, o queremos é que nossos alunos se tornem usuários competentes da língua estrangeira, e durante o acampamento essas vivências são favorecidas, pois desde a hora que se levantam até a hora de se deitarem as atividades permitem uma interlocução constante com todos, favorecendo, assim, o uso e a prática do idioma.