A leitura no curso de inglês do 5º ano.

Por Vera Lemos - Coordenadora de inglês - Fundamental 1

Sabemos quão prazerosa pode ser a leitura de um bom livro, sabemos também que as crianças adoram ouvir histórias, por isso desde pequenos esses momentos são privilegiados na escola também nas aulas de inglês.

Nos primeiros anos do Fundamental 1, as crianças ouvem histórias do seu próprio repertório, dessa vez em inglês, tendo assim a oportunidade de entrar em um novo universo a partir de um contexto já conhecido por eles. Gradativamente trazemos histórias que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos e que também venham ao encontro do interesse da faixa etária.

Esse ano, nos 5ºs anos, devido ao sucesso das rodas de leitura, optamos por trabalhar com dois livros: Lisa in New York e A Helping Hand. O primeiro está relacionado à temática do projeto trabalhado no 2º trimestre, informações turísticas. Essa leitura complementará e possibilitará o contato em outro contexto com o tema do projeto leaflets.  Durante as aulas do projeto, os alunos exploram folhetos turísticos originais em língua inglesa para ampliar as competências de leitura e o seu conhecimento acerca de outros países. Já o livro, conta a história de uma menina que ganha uma viagem para Nova York e narra suas experiências vividas em outro país. O outro título trata da história de dois amigos que saem para um passeio de bicicleta, fatos inesperados acontecem e eles devem se ajudar.

O objetivo das propostas com os paradidáticos é que os alunos desenvolvam a competência leitora e ampliem seus conhecimentos acerca da escrita.  Queremos que os alunos sintam-se estimulados a ler livros em inglês, percebendo que já possuem recursos para tal, ainda que não dominem todas as palavras.  Essas leituras acontecem no início do 2º trimestre, nas rodas de leitura (reading time).

É muito importante que as famílias os estimulem, valorizem a leitura e incentivem seus filhos a realizar essa prática, inclusive com outros títulos, compartilhando e ampliando esses momentos em casa.