Clube de leitura Vilalê - primeiras impressões.

Por Erica Santos e Fernanda de Lima Passamai Perez

Depois de muitas conversas, combinados, convites... Lá estávamos nós numa sexta-feira, concorrendo com a Festa à fantasia das Oitavas (9ºs anos), tão esperada por quase todos os alunos do F2; e a festa Junina do grupo infantil, que se mostrava bem animada até aquele presente momento. Com 20 pessoas deu-se início ao 1º encontro dos 4 que se realizarão antes da vinda da autora de Os gêmeos, Pauline Alphen.

Inicialmente, regado a pipoca, biscoitos e refrigerante (este último esquecido num canto qualquer por todos até então), foi apresentado o cronograma aos alunos que, logo em seguida, contaram um pouco quem eram e quais seriam suas expectativas, motivações e desejos com relação aos encontros. Entre risos, olhares, piscadelas e vozes tímidas ou não tão tímidas, todos ouviram e foram ouvidos. As descobertas foram incríveis! Uns tinham vindo pela literatura, outros pelos amigos, outros ainda incentivados pelos pais. Fato era: todos tinham deixado de fazer algo, ou mesmo adiado um pouco seus afazeres para estarem ali durante uma hora pensando e saboreando literatura.

Demos início à leitura do livro. Todos concentradíssimos. Olhos dividindo páginas. “Voluntários?” Não, não foi preciso pedir, eles é que pediram para ler. Segundos depois já estávamos em Salicanda, terra de nossos personagens, vivendo suas aventuras e dividindo o que estávamos descobrindo. Solidários, alguns alunos se colocaram à disposição para explicar os mistérios iniciais que permeavam a história e, como velhos conhecidos, deixamos alguns outros mistérios para serem revelados depois.

Quando demos por nós, o tempo havia se esgotado e os grandes, a contragosto é verdade, deram passagem aos pequenos da Educação Infantil que estavam à porta, esperando, ansiosos, sua vez de ocupar aquele espaço a fim de também partilhar histórias. No caso deles contada pela professora.

Assim finalizamos o nosso encontro. Ah! Ainda contidos no corredor, esperando o último aviso para ocuparem o local, os pequenos observavam silenciosamente uma das professoras que, gentilmente, registrou nosso encontro.  Clic...

Nosso próximo encontro está marcado para 15/06.

Até lá!