Festa Junina sustentável.

Por Clice C. Haddad - coordenação do Projeto Conviver

Como todos os anos, pensamos em ações que minimizem o impacto ao meio ambiente na nossa Festa Junina, e assim seguimos neste ano de 2012, com mais algumas mudanças.

Além de continuar nosso esforço pela diminuição do uso de descartáveis (uso de caneca e embalagens de papelão) e a preocupação de que todos os fornecedores estejam conscientes dos aspectos da sustentabilidade, temos um novo parceiro: o Instituto Reinventar.

Com esta parceria, estamos assegurando que todo o resíduo produzido em nossa festa seja corretamente destinado, separado e tratado. A destinação será para a Cooperativa Vira Lata.

Como todos os anos, os pontos de descarte de resíduos (lixeiras com os dizeres “recicláveis” e “não recicláveis”) estarão sinalizados, e, este ano, teremos um grupo de voluntários do Instituto Reinventar (estarão de camiseta verde) orientando os convidados.

O Instituto Reinventar terá um stand com Eco Produtos, oriundos de várias cooperativas, com o objetivo de mostrar um novo olhar sobre o “lixo” (estarão à venda sacolas retornáveis, dentre outros produtos).

Após o evento, faremos um relatório com a avaliação e a medição do nível de sustentabilidade, com o cálculo de emissão de carbono e a ação de neutralização de CO2, para ser divulgado entre a comunidade escolar.

Este é um esforço de cada um de nós e contamos com vocês mais uma vez.

Um evento sustentável conserva e restaura os recursos naturais, honra e apoia todos os envolvidos, agrega valor à economia local e educa os participantes sobre os benefícios da simplicidade e da sustentabilidade.