As férias e a volta!

Por Sônia Barreira

Houve um tempo em que todos diziam que os professores eram privilegiados porque tinham 3 meses de férias. Mas onde foram parar estes três meses?? Pois nunca mais sequer nos aproximamos disso! Aliás, eu tenho 32 anos de escola e não tenho memória deste período, creio que ocorria quando eu era estudante, ou então é boato!

Hoje há os 30 dias de recesso mais os 30 dias de férias de fato, respectivamente em julho e entre final de dezembro e final de janeiro. É um bom período de férias, mas de modo algum são excessivas para os 200 dias letivos e os períodos de planejamento e avaliação.

As férias revigoram certamente devido ao descanso que proporcionam. Mas, além disso, elas permitem um distanciamento de uma rotina tão intensa e dinâmica, que ao nos afastarmos nos damos conta de uma série de coisas que passaram despercebidas.

Entendemos melhor um dado processo, nos damos conta de certos detalhes e temos ideias novas! Nossa como temos ideias novas para trabalhar com os alunos. Identificamos novas informações, compramos livros, atualizamos leituras, nos encantamos com novas paisagens, e das novas experiências tiramos sempre algum proveito para o trabalho pedagógico.

As férias são necessárias para todos, sem dúvida, mas sem estas duas interrupções,  as escolas não se reinventariam, não teriam fôlego para uma empreitada só!

A volta para a escola é só alegria, afeto, novidades, entusiasmo e dinamismo. Quem se diz contrariado com a retomada das atividades escolares não está contando toda a verdade. O fato é que alunos, professores e funcionários voltam ao dia-a-dia  com muita vontade e prontos para mais 5 meses de vida escolar!

Viva a escola!