Muitos estudos, muitas ações, muitas ideias.

Por Vania Marincek

As aulas começaram na última quarta-feira, mas a equipe de professores já estava trabalhando “a todo vapor” desde o início da semana.

Mais do que o tempo de rever os encaminhamentos em sala de aula e repensar os diversos estudos e projetos de trabalho com os alunos, o planejamento é também o tempo de aproximação a temas e conteúdos que contribuirão para a formação profissional e pessoal de cada professor. Por isso, o período de planejamento é pensado de forma a prever momentos de atividades relacionadas com o encaminhamento dos conteúdos em sala de aula e outros de estudos, discussões e debates de temas importantes para cada segmento e para toda a formação de todos os professores.

Dessa vez a proposta de formação para todos ficou por conta da apresentação sobre a XXX Bienal de Arte de São Paulo, que acontecerá entre setembro e dezembro de 2012 e tem por nome “A iminência das poéticas”. Num encontro instigante com os arte-educadores do educativo da Bienal, organizado para apresentar as escolhas da curadoria  do evento através da apresentação de seu tema e da biografia e  produção de  alguns dos artistas  que participarão, o que aconteceu foi muito mais do que uma simples apresentação. O impacto de algumas obras provocando diferentes reações como estranheza, curiosidade e até aversão, certamente serviu como provocação para reflexões pessoais sobre o que é a arte hoje e sobre o papel do artista na arte contemporânea e, especialmente, sobre a relação de cada um com as produções artísticas.

Além desse encontro, em cada segmento aconteceram estudos e aprofundamentos em temas específicos do momento de trabalho do segmento.

Muitos estudos, muitas ações, muitas ideias. Todos ganham com isso. Os professores que já começam animados pelos debates e planejamentos realizados e os alunos que estão chegando e se inserindo em um ambiente de trabalho bem organizado e constituído.