Um Pouquinho de Argentina

Por Gabriel Labaki *

Chegamos ao Colegio de la Ciudad na hora do almoço. Já não havia mais quase ninguém lá. Pudemos conhecer o colégio, mas não a pessoas que lá estudam, além de, é claro, nosso hermanos argentinos.
No dia seguinte sim, o colégio estava povoado, mas não por pessoas. Por artistas. Todos lá tem algum talento artístico.
Os intervalos são povoados das conversas tradicionais entre alunos e, para minha surpresa, de pequenos shows. Uma dupla que se une para tocar, alguém que toca sozinho, uma roda com todos cantando.
Sábado. Algo novo. Todo o colégio se reúne em uma praça na cidade de Buenos Aires para um festival. Muitos talleres (cursos extras oferecidos para os alunos do Colegio de la Ciudad) mostram o que vêm produzindo ao longo do ano. Assim os artistas tornam a aparecer.
Um lugar muito agradável, onde novas expressões artísticas começam a aparecer. Além da música, agora pudemos ver o circo, jogos, artistas muralistas e, até, o taller de jornalismo fazendo a apresentação de seu programa de rádio ao vivo na praça.
A festa começou ao meio-dia e acabou às oito e meia. No começo tínhamos apenas apresentações de artistas profissionais, mas quando chegaram os alunos, me deparei com bandas muito melhores do que eu imaginava. As bandas eram realmente muito boas e, o mais inacreditável, criadas pelos projetos musicais da própria escola.
Nestor, Mimi e Henrique, respectivamente diretor e orientadores educacionais, estavam com uma alegria completamente contagiante durante toda a festa. Era possível perceber, quando vinham falar conosco, o quão receptivos são, assim como fizeram no dia em que chegamos em BA.
Quando pensava que tudo já havia acabado, todos os presentes, inclusive os intercambistas brasileiros, começaram a dançar ao som de uma murga, que é um tipo de banda argentina, composta por instrumentos de sopro e percussão, que faz um baile ao ar livre, fazendo com que, segundo os argentinos, seja o carnaval de rua que eles tem.
Haviam me dito que esse festival era muito legal, mas, realmente, ele superou minhas expectativas.

*Gabriel Labaki é aluno do 2º ano do Ensino Médio da Vila, e está em Buenos Aires participando do intercâmbio entre a Escola da Vila e o Colegio de la Ciudad.