Mais formação sobre TICs na educação escolar - Viagem Pedagógica Internacional 2013

Por Zélia Cavalcanti

Quem acompanha as atividades de formação em que a equipe da Escola da Vila participa sabe que há dez anos o Centro de Formação da Escola da Vila promove ações que ultrapassam as fronteiras brasileiras.

São Viagens Pedagógicas Internacionais planejadas de forma a permitir o aprofundamento do saber sobre a prática pedagógica, gerado em diferentes instituições internacionais: universidades, institutos de pesquisa e instituições escolares com diferentes propostas educacionais. Nesse sentido, as atividades incluídas nessas programações têm permitido a aproximação a formas alternativas de desenvolver e atualizar práticas de ensino, enriquecendo assim o conhecimento já construído pelos profissionais que participam das viagens.

Agora, em 2013, durante duas semanas de abril, o país visitado será o Canadá. Nosso objetivo é a ampliação dos conhecimentos sobre o uso das TICs na educação escolar, que temos incentivado nos últimos  anos e que também foi tema da viagem de 2012 a Barcelona.

O eixo da programação de atividades em Toronto e Quebec, cidades a serem visitadas, são as pesquisas da equipe coordenada pela doutora Marlene Scardamalia,  professora no  Ontario Institute for Studies in Education (OISE/Universidade de Toronto) e  diretora do IKIT,  Instituto de Inovação, Conhecimento e Tecnologia, que trabalha em rede mundial para ampliar as fronteiras da construção do conhecimento em diversos setores e, nesse sentido, criou o primeiro ambiente de construção de conhecimento em rede para a educação.

Já há alguns anos ouvimos falar da segunda geração desta tecnologia, o Knowledge Forum, utilizado em vários países e em tecnologia educacional desde 1996. No entanto, só agora teremos a oportunidade de conhecer de perto e discutir com seus idealizadores os princípios e as possibilidades que oferece para a melhoria das propostas de construção de conhecimento em sala de aula.

Para que os viajantes possam passar das ideias ao uso com os alunos, serão visitadas escolas de referência como o Institute for Child Studies, a "escola de aplicação" do OISE, além de realizar encontros com a doutora Therese Laferriere, da Université Laval,  Quebec City, que coordena a rede internacional de escolas e pesquisadores que trabalham com o Knowledge Building e acompanham seu uso em escolas locais que também poderão ser visitadas.

Ainda não fez sua adesão? Junte-se a nós e inscreva-se já para que tenha tempo de conseguir o visto obrigatório para entrada no Canadá!