Redação de ex-aluno da Vila está entre as melhores da Fuvest 2013

O texto abaixo foi escrito pelo ex-aluno Pedro Teixeira na Fuvest 2013 e foi selecionado como uma das melhores redações do exame. Parabéns Pedro, e parabéns a todos que contribuíram com a escolaridade deste excelente aluno.

A perda de referências e o consumismo na globalização

O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumismo.

O historiador Nicolau Sevcenko, ao caracterizar o processo de globalização comparou o sujeito inserido neste processo a uma pessoa em uma viagem de montanha russa, mais especificamente no loop de uma. Para Sevcenko, a perda de referências sofrida no loop de uma montanha russa é semelhante à sofrida na constante corrida de avanço tecnológico e progresso da sociedade contemporânea. Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

O shopping center funciona exatamente como a montanha russa. Bombardeados por anúncios, luzes e lojas, os consumidores entram em um estado de frenesi, que os induz a comprar mais. A perda de referências se dá pela ausência de marcadores de tempo (relógios ou entradas de luz natural) e pela rapidez com que os produtos se renovam. Absolutamente tudo é novo e melhor. Com a inovação constante, o velho se torna obsoleto e a felicidade se encontra em obter as novidades, dispensando até mesmo o seu aproveitamento.

Ideologia, no seu sentido marxista, é uma ideia que tem como objetivo ofuscar a visão da realidade. Utilizando este conceito, é possível situar o shopping center como ferramenta de uma ideologia da classe dominante. No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a única engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perderemos todas as nossas referências e nos tornaremos apenas consumidores.