M.A.C.A.C.A (Movimento dos Amigos do Caprichado e Amado Caderno de Arte)

Por Andrea Aly

- Quem tem desenho para mostrar? (mãos se levantam, agitadas, como se pudessem falar: EU, EU, EU!)

- Andrea, posso começar, por favor? Eu fiz um desenho incrível!

E assim começa a roda de apreciação. Uma criança mostra o desenho que fez no seu caderno, e as outras pensam em palavras que possam trazer um significado pessoal sobre o desenho mostrado - essa é a regra! A escolha das palavras é bastante variada e segue critérios diferentes. As palavras devem sintetizar algo que o aluno observou sobre o desenho ou sobre como ele foi feito, por exemplo: abstrato, listrado, veloz, pintado, “multicolor”, com personagem, monocromático, desenho de observação, etc. É nessa hora que as ideias que aparecem e são comentadas na roda acabam ampliando seu entendimento a respeito do universo gráfico, influenciando muito a produção no caderno dos alunos. Com este jogo de apreciação, vamos a cada dia construindo um repertório do grupo sobre a prática e o pensamento do desenho.

O repertório de palavras, de elementos gráficos, os detalhes dos trabalhos, a ocupação da página do caderno com o desenho e os temas que surgem durante a roda são frutos de longas conversas sobre esses aspectos, que sempre estão presentes nos cadernos apresentados.

E isso é o MACACA (Movimento de Amigos do Caprichado e Amado Caderno de Arte - M.A.C.A.C.A), um movimento com direito a carteirinha, contrato e a uma condição principal: desenhar muito, experimentar propostas que nunca ousou e ter orgulho de seu caderno de desenhos! É uma exclusividade dos quartos anos nas aulas de arte!

A proposta é promover o uso do caderno de uma maneira diferente, inovadora, com muita experimentação, invenção, diversão e aprendizagens!

Com o MACACA, todos são convidados a inventar novas propostas, alternadas com as da professora, para produzir no caderno. Temos uma caixa onde ficam guardados os bilhetinhos com propostas de desenho que serão feitas pelos alunos. Algumas são incríveis e inimagináveis, como, por exemplo, fazer um desenho de 20 metros em seu caderno... Os alunos morrem de rir quando pegam um bilhete como este e se divertem com temas estranhos, materiais que nunca usaram no caderno e, principalmente, têm a chance de experimentar propostas muito diversas, enriquecendo o seu repertório a cada dia.

Estes bilhetinhos, assim como a proposta da professora, não agradam sempre. Às vezes, a decepção impera, mas nada que não passe rapidamente.

Um belo dia, o bilhetinho sorteado foi: “Fazer 11 jogadores de um time.” E as meninas, em coro: “Ah, não!” E, assim mesmo, foram encorajadas a desenhar os jogadores que quisessem para compor sua coleção de desenhos. E, quando terminam e mostram, visualizam como cada um elabora o desenho de uma maneira tão particular e diferente dos outros.

E, neste desenhar e falar sobre desenho, se vão nossas aulas de arte. Pelo menos, o começo de todas elas. E que este ano seja todo assim, cheio de desenhos deliciosos para iluminar nossos dias!