Homenagem a Tatiana Belinky

Tatiana Belinky, Yara Carmona, Mara Dias e Heloísa Prieto na inauguração da "Biblioteca Tatiana Belinky". Tatiana Belinky, Yara Carmona, Mara Dias e Heloísa Prieto na inauguração da "Biblioteca Tatiana Belinky".

Por Aline Evangelista Martins

“Brincar com palavras

Eu gosto e consigo

Mas acho melhor

Que elas brinquem comigo”

Neste final de semana, despedimo-nos de Tatiana Belinky. Para a comunidade da Escola da Vila, essa é uma ocasião especial, de muito respeito e de doces recordações: a inauguração da biblioteca, as visitas sempre afetuosas aos nossos alunos, a leitura de seus livros, o nome da biblioteca da unidade Butantã…

Nesse momento de despedida, voltamos nossas atenções para as afinidades entre essa grande escritora e a nossa escola. Por que nos identificamos tanto com ela? O que sempre a deixou tão perto de nós?

Tatiana Belinky sempre ressaltou, em suas entrevistas, a relação de prazer e encantamento com as palavras, com as histórias e com a possibilidade de contá-las. Esse parece ser um de seus grandes ensinamentos à nossa comunidade. Afinal, é isso o que esperamos que seja vivido por nossos alunos a cada roda de biblioteca, a cada sessão de leitura, a cada troca de indicações de livros.

Outra lição importante da patronesse de nossa biblioteca é a valorização da diversidade. Seja por suas raízes russas e judaicas, seja pela imersão desde muito jovem na cultura brasileira, seja pelo intenso trabalho como tradutora, Tatiana Belinky contou e recontou lindamente belas histórias, que tanto colocam os jovens leitores em contato com paisagens distantes, quanto com a riqueza daquilo que está bem perto deles.

Outro aspecto que sempre se destacou em Tatiana Belinky, e que inspira cada dia de trabalho com a formação do leitor na Escola da Vila, é o respeito pela inteligência das crianças e a constante preocupação em nunca subestimá-las. Em suas entrevistas, ela sempre ressaltava a importância de darmos atenção às perguntas infantis, bem como estimulava os pequenos a serem curiosos e a não aceitarem respostas bobas.

Essas são apenas algumas, dentre as muitas lições que aprendemos com essa grande mestra. Neste momento de homenagens e despedidas, reafirmamos o desejo de que cada leitor que entre na biblioteca Tatiana Belinky encontre lá uma atmosfera muito inspirada em nossa querida patronesse: leveza, bom humor, admiração pelas palavras e pelas histórias de todos os povos, em todos os tempos.