Sejam bem-vindos ao segundo semestre!

ações culturais

Por Vania Marincek

Recomeçamos com força total: a equipe pedagógica trabalhando desde a semana passada, na revisão de propostas iniciadas no primeiro semestre e nos ajustes de novas ações para este segundo tempo, com muitas expectativas e saudades dos alunos e alunas.

Para os próximos meses, estão previstas diversas ações culturais voltadas para as crianças da Educação Infantil e do Fundamental 1, as quais queremos compartilhar com vocês para que possam se organizar tanto para acompanhar os preparativos, quanto para participar com seus filhos e filhas.

No final de agosto, dia 24, teremos o já tradicional “Um pouquinho de Brasil”, evento para as famílias de Fundamental 1,  que conta com oficinas para pais e filhos, exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na área de arte e atividade de integração.

Em outubro, teremos a II Vila Literária, evento bienal planejado para os dois segmentos - Educação Infantil e Fundamental 1 - e para o qual todas as famílias são convidadas a participar de  oficinas, apresentações, intervenções artísticas.  Também é nesse evento que os textos escolhidos no concurso literário – do qual são convidados a participar alunos de 2ºs a 5º anos – serão representados pelo grupo de teatro do Ensino Médio. Trabalhamos na preparação desse evento desde o início do ano, pensando nas melhores ofertas de oficinas, atividades e apresentações, e, em especial, realizando ações que possam envolver os alunos para que se sintam, de fato e desde já, participantes. Para que se tenha uma ideia, para o concurso, até o momento, recebemos em torno de cem produções .

A Vila Literária, em sua segunda edição, pretende consolidar-se não só como um espaço de formação em literatura para os alunos no início da escolaridade, mas também como um evento cultural voltado para toda a família. Por isso, sugerimos que já reservem  o dia 19/10 em suas agendas.

Em novembro, por fim, teremos uma ação interna, conhecida como SAD (semana de atividades diversificadas) que acontece com a participação de todos os alunos de Fundamental 1, e que, dessa vez, terá por tema Ciência, Arte e  Tecnologia. Os alunos participarão de oficinas, de experimentos e de conversas com convidados que atuam em projetos que se apoiam ou derivam “do diálogo” entre essas três áreas. Também estão previstas visitas a museus com foco em Ciência e Tecnologia.

E que venha o segundo semestre com suas ações culturais!