Lição de casa bem caprichadinha.

No início do Fundamental 1, as crianças se deparam com muitas novidades relacionadas a sua própria vida escolar. Novos materiais, novos procedimentos a serem aprendidos e a lição de casa talvez seja o mais emblemático de todos, pois irá acompanhá-los por toda a vida escolar.

Os pequenos precisam de ajuda para fazer a lição de casa?

Sim, no início precisam de muita ajuda, pois é tudo novo. Não sabem o que fazer em casa com aquela lição que é igual as que faz na escola, mas é para fazer em casa, um outro espaço, muito diferente da sala de aula. Precisam ter um lugar reservado para fazê-las e de orientações para se organizarem. A ajuda do adulto será modelo e parâmetro de organização e capricho. As crianças ainda não conhecem procedimentos básicos de organização como pular linha, ou apagar com cuidado para não borrar,  e escola e família podem ajudá-los nesse aprendizado. Essa é a principal ajuda que os pais podem dar nesse momento. Garantir que façam a lição com empenho e capricho.

As crianças não precisam vir para a escola com a lição totalmente certa,  o mais importante é que pensem sobre os conteúdos  e busquem formas de resolvê-las. Tudo será discutido em sala de aula, no momento da correção, quando terão oportunidade de explicitar o que pensaram e fizeram. Nesse contexto, é importante que tragam para a escola  o que estão pensando, mesmo que estejam equivocados. A ajuda dos pais será a de  garantir que se empenhem na resolução das tarefas. Pedir que retomem suas anotações de classe, que consultem outra lições semelhantes, e que expliquem o que fizeram, são estratégias que podem ajudar as crianças na reflexão proposta pela tarefa.

Mas até quando os pais precisam ajudar?

A ajuda dos pais será sempre bem-vinda em todos os momentos da escolaridade das crianças, mas ela vai mudando de forma à medida que crescem e se tornam mais autônomas.  A partir do 4º ano, a  maioria dos alunos já não necessita da presença do adulto a seu lado, e, se a criança teve bons modelos de organização, poderá dar conta da lição e da arrumação de sua mochila e pertences com autonomia. Nessa fase, exatamente por estarem maiores, começam as lições de estudo e novamente, as crianças precisarão de ajuda para aprender os procedimentos que lhes darão autonomia para estudar. A ajuda dos pais não será pautada no simples  controle, mas na interlocução. Ajudando o filho ou filha a resgatar e organizar o conteúdo abordado em classe, retomando os  procedimentos de estudo que foram discutidos em sala de aula, ajudando a criança a fazer uso desses procedimentos, etc.

Vania Marincek