A formação do leitor literário also in English!

1

Por Maria Paula Barros

Um idioma, além de ser o grande reflexo de uma cultura, é, principalmente, um meio de acesso às manifestações culturais que constituem um povo. Assim, um dos objetivos do ensino de idiomas em nossa escola é o de proporcionar situações de aprendizagem que promovam conhecer muito além de suas estruturas gramaticais e palavras desgarradas, pois mergulhamos nas práticas reais de seus usuários.

Com esse forte propósito, intensificamos o trabalho de formação do leitor de literatura em língua inglesa nas salas de Fundamental 1.

“Falar sobre literatura abre caminhos de investigação intelectual que levam à exploração de importantes questões e percepções sobre valores humanos, motivações, comportamentos e interações, sobre responsabilidade pessoal e consequências de nossas ações. Falar sobre literatura leva a entendimentos profundos sobre um texto em particular, sobre literatura em geral e sobre a vida”.

Joy F. Moss

Nessa perspectiva, observamos que a interação entre literatura e língua estrangeira constitui-se como potente estratégia para estimular as descobertas das crianças, não só em relação aos usos da língua, como também para a construção de ideias e novos conhecimentos.

Selecionamos obras singulares dos mais variados autores, que permitem aos nossos alunos explorarem este rico mundo de linguagem e experiências humanas.

Alguns exemplos:

O envolvimento dos alunos com as diversas obras de Dr. Seuss possibilitou que se familiarizassem progressivamente com sons, estruturas e articulações específicas da língua, além de construírem confiança e fluidez na produção oral. Conheceram clássicos desse autor e tiveram a oportunidade de discutir temáticas mais amplas retratadas nas obras, como o consumismo, em How The Grinch Stole Christmas, e a preservação ambiental, em The Lorax.

2

3ºs anos
Após a leitura de Love Monster, de Rachel Bright, nossas conversas sobre a apreciação e compreensão da obra foram tão interessantes, que decidimos trocar experiências literárias com a autora. E, para nossa surpresa, Rachel Bright prontamente se disponibilizou a contribuir, fornecendo curiosidades sobre sua vida, obra e projetos futuros. Para que essa troca comunicativa acontecesse, os alunos utilizaram seus conhecimentos do idioma para se expressar e se empenharam para ser compreendidos. Assim, trabalhamos o uso de certas expressões gramaticais pela necessidade real de trocar informações com um falante nativo da língua inglesa.

3

Nessa perspectiva, as obras de Oliver Jeffers, carregadas de elementos que conduzem à introspecção e autodescoberta, possibilitaram discussões interessantíssimas em nossos 5ºs anos – e o melhor, em inglês! O trecho a seguir representa parte do diálogo iniciado após a leitura do livro The Heart and the Bottle, história de uma menina que, para se proteger, decide guardar seu coração em um lugar seguro, uma garrafa.

Student 1: I think the bottle is something that protects the heart.

Teacher: It protects the heart... from what?

Student 1: Because... now… she is alone now. The bottle protects her curiosity.

Student 2: The bottle was the emptiness of her heart.

Teacher: You guys, do you know what emptiness means?

Student 3: É tipo... empty. É quando está vazio, não tem nada.

Teacher: So why does she feel this emptiness?

Student 2: Because her father disappeared.

Teacher:  What do you guys think happened to her father?

Students: He died!

Student 2: So she felt sad and tried to fill this emptiness with memories, curiosity and emotions.

A conversa continuou com outros alunos compartilhando impressões e confidenciando que já vivenciaram momentos em que se sentiram sozinhos e com um vazio, como o descrito no diálogo.

Percebemos o quanto os títulos escolhidos favoreceram o estreitamento do vínculo com a língua inglesa e a ampliação do repertório lexical do idioma. Mas, além disso, o trabalho com esses livros justifica-se principalmente pela oportunidade que os alunos têm de continuar desenvolvendo a sua capacidade de percepção das coisas do mundo, vivendo experiências literárias marcantes, enquanto se constituem usuários do inglês como língua estrangeira.

Deixamos, para quem se interessar, o link com a narração original de The Heart and the Bottle, de Oliver Jeffers. Enjoy it!