O que vale em um concurso literário?

1376498_703276219700645_290899583_n

Por Vicente Régis

A arte é a magia libertada da mentira de ser verdadeira
Theodore Adorno

Está chegando a segunda edição da Vila Literária. Este é um evento de celebração da literatura, da poesia, da metáfora e da arte. Momento de celebração da coragem de se jogar em uma produção artística que revela um pouco mais do que somos, de nosso imaginário. Momento de entrar em contato com artistas que fazem do ato de inventar, escrever e contar histórias, recitar poemas ou criar oficinas seu principal caminho no mundo. Momento de celebração da literatura como linguagem que nos constrói, nos diverte, nos emociona e nos informa.

Além das oficinas, exposição de trabalhos de ilustradores, intervenções artísticas, poemas recitados em vídeo pela comunidade escolar, palquinho da poesia e uma feira de troca de livros, teremos a Premiação do II Concurso Literário, concurso este que contou com a participação de 83 alunos do 2º ao 5º ano do Fundamental 1.

O corpo de jurados foi formado por profissionais e pais da escola que trabalham na área de literatura. Nossos sinceros agradecimentos a Fernando Carneiro e Ilan Breman - escritores e pais de alunos, Aline Evangelista Martins - coordenadora da área de Língua Portuguesa do Fundamental 2, Fernanda Perez - coordenadora da Biblioteca Tatiana Belinky, Fernando Santos - coordenador da Biblioteca José Mindlin, Paula Lisboa e Marcos Panontin - auxiliares de biblioteca da escola e Angela Kim, Maíra Marquez, Luiza Moraes, Fabiana Carneiro e Natália Zuccala - professoras de Língua Portuguesa da nossa escola.

De todos os participantes, 24 trabalhos foram selecionados como destaques. Desses, seis foram selecionados para serem interpretados pelo Grupo de Teatro do Ensino Médio. Lembramos que a cerimônia da premiação contará, ainda, com a participação de um coral formado pelos alunos dos 5ºs anos.

É inegável que este concurso, assim como qualquer outro, seleciona os premiados e dá destaque para alguns alunos. Entretanto, será que isso é o mais importante? Ou será que o real ganho com um concurso como este está em estimular a produção literária dentro da escola?

Ficamos com a segunda opção. Acreditamos que os grandes ganhadores deste concurso são os 83 alunos que participaram e os muitos outros que ainda participarão das próximas edições. Isso porque escrever um texto para um concurso é uma atividade bastante potente para o desenvolvimento da escrita e da nossa habilidade de inventar narrativas e afins, que complementa a formação literária feita em sala de aula, quer-se ganhe o concurso ou não. Quando as crianças se atiram em uma tarefa como esta, faz-se necessário lançar mão de muitas das competências desenvolvidas em anos de processos relacionados ao ato de escrever. E isso vale muito mais do que a seleção dos destaques.

Abaixo, os nomes de todos os participantes desta edição. Palmas para eles!

convite