Olá, eu me chamo Scott. Eu sou britânico e vou contar uma história...

9_04_2014

Por Vicente Régis e Luisa Furman

Com essa frase, um aluno do nosso 3o ano do F1 começou o seu texto para o II Concurso Literário, uma das atividades que constituíram a II edição da Vila Literária, evento que, em 2013, levou mais de 1.300 pessoas da nossa comunidade à Unidade Morumbi para celebrar a literatura e a poesia.

Frases como essas, carregadas de sentido e expectativa, costuram os mais de oitenta textos entregues para esta edição do concurso, que foram agora reunidos em uma publicação virtual para não perdermos os resultados que a criatividade de crianças entre 8 e 11 anos de idade pode alcançar. Tomo a liberdade de transcrever um parágrafo escrito por um aluno do nosso 2o ano do F1:

O bruxo Salbiromago Rago, conhecido como (“Rago”), é bem narigudo. Usa roupa preta e chapéu pontudo roxo. A pele é verde. É tão feio que parece um monstro, tem uma voz que muda de som a cada 4 segundos. Quando criança, os amigos zoavam dele, e ele comeu o melhor amigo e gostou! Comeu o periquito, os pais, a irmã e os amigos.

Nesta publicação você poderá entender como a Onça-Pintada foi pintada. Vai conhecer Otávio, que mudou para Birilonga para estudar na escola ShooaStanFerger. Poderá conhecer a bruxa Escremilda, ler a história de um ferreiro que afiou a foice da morte, e descobrir a história de dois dragões gêmeos, e muitas outras narrativas ambientadas sobre as propostas de criação literária do concurso.

Vale lembrar que a premiação do concurso, além de kits culturais com livros que nossos pequenos com certeza apreciaram, contou com o Grupo de Teatro do Ensino Médio encenando alguns dos textos escritos pelos alunos. Além de um coral de alunos dos 5os cantando as músicas que serviram de mote para a categoria “História Baseada em uma Canção do Rock”, dos 4os e 5os anos.

É preciso também contar que a II Vila Literária foi um evento que congregou uma série de ações além do concurso literário. Tivemos várias oficinas, intervenções poéticas, homenagem a Tatiana Belinky com um coral formado por alunos dos 2os anos e suas professoras. Recebemos convidados como Paulo Netho, Salatiel Silva, Giba Pedrosa, Paulo Federal, Leandro Medina e Cristiano Meirelles. E, para o encerramento, contamos com a banda Gangorra. Confira as fotos e o vídeo.

A imaginação das crianças é um presente incrível! Poder dar forma a isso, com as ferramentas proporcionadas pela escrita, é uma possibilidade que só tem a contribuir para a formação dos nossos alunos.