Despedida

CMYK b‡sico

_

Por Sonia Barreira

Encerramos nesta quinta-feira pela manhã a viagem para a Califórnia, realizada pelo Centro de Formação da Escola da Vila, com um saldo mais do que positivo.

Nas próximas semanas trataremos de publicar aqui mais alguns textos refletindo sobre um ou outro aspecto da viagem (o próximo, como já anunciei, será sobre um conceito interessante que eles lá nomeiam como academic mindset). Realizaremos, também, reuniões internas para divulgar o que vimos nessas duas semanas, e uma reunião aberta, com o mesmo objetivo − a ser anunciada em breve − da qual poderão participar pais, alunos e colegas de outras escolas. Todos serão mais do que bem-vindos.

Da equipe da Escola da Vila participaram duas diretoras, uma coordenadora de tecnologia educacional, e três professores, um de cada segmento (F1, F2 e EM). Como sempre, a Escola da Vila utiliza as viagens promovidas pelo Centro de Formação para o desenvolvimento profissional de sua equipe, e quem viaja assume três compromissos: fazer uma apresentação a seus colegas de segmento; elaborar um relatório reflexivo; e aplicar algo do que aprendeu em seu trabalho.

Temos a convicção de que nossa equipe fará isso de modo muito especial, pois as escolas que visitamos foram instigantes e aportaram novas e importantes vivências a todos nós. Esse efeito foi geral, em todo o grupo que nos acompanhou, o que nos dá segurança de afirmar que as viagens pedagógicas, quando bem planejadas, favorecem trocas e reflexões, são estratégias de desenvolvimento profissional bastante potentes.

E, para que nossos leitores possam identificar isso no relato de quem participou, apresentamos aqui o link do lindo, sensível e reflexivo depoimento de uma das participantes que, certamente, fala por todos nós. Ela é Adriana Cury Sonnewend, uma das diretoras da Escola Santi, que participa ativamente do ZDP − programa de formação continuada oferecida pelo Centro de Formação.

Adriana fez um relato da programação de quase todos os dias da viagem. Vale a pena a leitura!

2 ideias sobre “Despedida

  1. Sônia, imagino como foi intensa essa experiência e fico aguardando a reunião aberta à comunidade Vila para compartilhar o que foi vivido lá. Obrigada pela dica do blog da Adriana. Ali já temos um aperitivo sensível do que foi a viagem! Bom retorno para a equipe e, como mãe, tenho certeza que meu filho sentirá o reflexo da viagem pedagógica e das novidades trazidas na mala por todos. Abraço, Carla.

    • Olá Carla, vamos avisar assim que conseguirmos fazer a apresentação, vc sabe que quando a gente volta tem um montão de coisas que estamos devendo, então temos de atender a uma série de demandas, mas vamos nos organizar sim, pode deixar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *