De Conversa em Conversa

Por Zélia Cavalcanti

Esse será o terceiro ano em que a Escola da Vila divulgará parte da reflexão escrita de seus profissionais através da revista Conversa de Professor, publicação composta por artigos derivados de textos que sistematizam as inquietações pedagógicas e educacionais emergentes das reuniões pedagógicas e das supervisões de áreas curriculares, escritos para Simpósio Interno (*) que se realiza anualmente no segundo semestre letivo.

A cada número dessa revista, o que comanda a escolha dos artigos a serem publicados é o conteúdo que foi selecionado como eixo temático dos trabalhos apresentados durante o Simpósio Interno do ano anterior. Escolha que não é nada fácil, dado o volume e a qualidade do conjunto de reflexões escritas que chega a nossas mãos para a edição de cada número da Conversa, preparada e publicada no final de junho para ser distribuída aos muitos professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais que participam das ações de formação que o Centro de Formação oferecerá a partir de julho.

Essa variedade no público destinatário e o leque de interesses, que sabemos existir entre profissionais dedicados à educação escolar, fez com que, desde o início, procurássemos publicar conjuntos de textos em que as relações com a construção de conhecimento pudessem ser exemplificadas por meio de práticas de ensino de diferentes conteúdos, em classes de todos os segmentos, e também na formação de professores. Em outras palavras, artigos que possibilitassem a socialização de fontes de conhecimento pedagógico, colaborassem com a construção de procedimentos didáticos, e sugerissem boas práticas a serem levadas às salas de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em 2012 e 2013, nossa revista foi publicada em edição impressa de 2.500 exemplares que, distribuídos internamente e nas programações de inverno, verão, primavera e outono na Vila, e em alguns cursos itinerantes, praticamente esgotaram, restando aos interessados a possibilidade de leitura em sua versão digital.

Conversa de Professor No 3 já está sendo gestada e estará disponível em www.cfvila.com.br (publicações) na segunda semana de julho. Tem como eixo a reflexão que os professores de diferentes segmentos, classes e disciplinas,  realizam para que em seus planejamentos possam atender às diferentes necessidades de aprendizagem presentes em cada turma de alunos; isto é, para dar ajudas que se ajustem aos diferentes momentos do percurso de aprendizagem de cada aluno ou grupo de alunos em cada um dos conteúdos escolares.

Aguardem.

(*) O Simpósio interno da Escola da Vila é um evento, que ocorre sempre no segundo semestre,  para a socialização de reflexões e boas práticas que realizamos há mais de dez  anos e no qual participam todos os profissionais da área pedagógica.