Descubra como surgiram as camisas de Corinthians e Santos

13136535
19/05/2013 - 08h00

DE SÃO PAULO

Corinthians e Santos decidem hoje (19) quem será o vencedor do Campeonato Paulista deste ano.

Mas você sabe quais as cores das camisas dos times e como elas foram escolhidas?

A edição da “Folhinha” de 8 de novembro de 1981 trazia uma reportagem especial sobre os times paulistas que estavam na primeira divisão naquela época.

Confira abaixo a reportagem.

*

O futebol é o esporte brasileiro que tem o maior número de torcedores. Mas ele não nasceu aqui no Brasil. Quem trouxe o futebol para cá foi um menino chamado Charles Miller.

Apesar do nome, Charles era paulistano e morava no Brás. Em 1894, Charles viajou para a Inglaterra e na volta trouxe de lá duas bolas de futebol e um uniforme de um time inglês chamado Southampton.

Foi assim que o futebol chegou ao Brasil, mas a maioria dos times surgiu depois de 1910.

Cada time nasceu de uma maneira diferente e aqui você vai ficar sabendo um pouco da história dos 20 times de futebol que fazem parte da atual 1ª Divisão. São os times que saíram vencedores no ano passado do Campeonato Paulista do ano passado e que, este ano, estão lutando para não perder sua posição.

Repare bem nas cores e distintivos dos times. Você vai notar que a maioria dos distintivos tem a forma de um escudo, como o da Ponte Preta, por exemplo. Segundo Amilcar Quintella Jr., um homem que estuda este e outros símbolos, o escudo representa luta, conquista. Os times usam esse tipo de distintivo para falar de sua briga por uma boa posição no futebol brasileiro.

Em outros times, o distintivo é redondo e esse símbolo quer dizer que ele terá vida longa.

Santos Futebol Clube

Reprodução
Camisa do Santos
Camisa do Santos

Santos lembra Pelé, e Pelé lembra Santos. Durante 18 anos, teve Pelé no seu time, o maior jogador de futebol de todos os tempos, na história do futebol.

Mas, quando o time nasceu, em 12 de abril de 1912, ninguém sabia que o clube teria um futuro de glórias. A ideia de criar um clube com o nome da cidade surgiu porque Santos tinha o maior porto do Brasil, por onde o café de São Paulo era embarcado para outras partes do mundo.

É também chamado time do peixe porque Santos é uma cidade à beira-mar. As cores do time lembram o seu sucesso: o branco da paz e o negro da nobreza.

Sport Club Corinthians Paulista

Reprodução
Camisa do Corinthians
Camisa do Corinthians

Há muito tempo atrás, um clube chamado “Corinthians Team” veio da Inglaterra para jogar no Brasil. Foi uma grande festa em São Paulo.

Naquela época estavam começando a surgir vários clubes de futebol por todo o país e os moradores do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, animados com a visita do time inglês, decidiram fundar mais um clube aqui na cidade. Foi assim que surgiu o “Timão”, apelido do Corinthians, o clube que tem uma das maiores torcidas do país.

O nome do time, assim como as cores preta e branca, foram copiados do time inglês. O Corinthians surgiu no primeiro dia de setembro de 1910.