Nova geração do Xbox, videogame da Microsoft, será apresentada nesta terça

13141200

O evento da Microsoft durante o qual será revelado o primeiro novo console de games feito pela empresa desde 2005 (ano do lançamento do Xbox 360) terá início às 14h (horário de Brasília) desta terça-feira (21).

O concorrente do PlayStation 4, videogame da Sony que foi anunciado em fevereiro, leva o codinome Durango, mas pode ser chamado publicamente de Xbox Infinity ou de Xbox 720, apontam rumores.

A Microsoft limita-se a dizer que o novo console trará “uma nova geração de games, de TV e de entretenimento.”

Conteúdo interativo que vá além dos games pode ser um forte do próximo Xbox: durante uma conferência realizada pelo site “All Things Digital”, Nancy Tellem, executiva responsável por entretenimento e mídia digital da Microsoft, disse que um projeto dedicado ao videogame da empresa e desenvolvido por 125 pessoas poderia ser lançado ainda neste ano.

Especulou-se que o novo console possa requerer conexão à internet permanente para poder funcionar, o que atraiu comentários negativos de alguns fãs do videogame. O site “Ars Technica”, contudo, disse ter conseguido um e-mail interno à Microsoft que descarta essa possibilidade.

Divulgação/EricDesign.net
13141200
Imagem criada por artista gráfico para imaginar como seria um “Xbox 720″, como pode ser chamado o novo videogame da Microsoft

HISTÓRICO

Sabe-se pouco sobre o aparelho. A companhia norte-americana mostrou ser mais eficaz do que a principal concorrente japonesa em conter vazamentos de informação –no início do ano, antes do anúncio do PlayStation 4, inúmeros veículos publicaram especificações e até imagens do DualShock 4, o controle do PS4.

A Microsoft aprendeu com a rival: todos os joysticks do novo Xbox distribuídos para desenvolvedores tinham um padrão de listras único, o que torna fácil o rastreamento em caso de vazamento.

Além de uma máquina mais potente, uma aposta segura é dizer que a mídia mudará do DVD para o Blu-ray, formato já utilizado pelo PS3.

A qualidade gráfica dos games da próxima geração aumentarão o espaço ocupado nos discos, e o Blu-ray tem cerca de sete vezes a capacidade de um DVD comum.

Apesar da configuração provavelmente semelhante, o novo Xbox deve ter uma proposta diferente do PS4.

Enquanto a Sony mirou o jogador “hardcore” e a jogatina compartilhada (há até um botão específico para compartilhar imagens e vídeos), a Microsoft deve apresentar um Xbox como uma central de mídia, capaz de atrair quem está interessado em ver filmes e navegar na web.

O primeiro console da geração mais recente é o Nintendo Wii U, que foi lançado em dezembro do ano passado.

KINECT 2

Uma novidade dada quase como certa é a nova versão do leitor de movimentos Kinect.

O acessório não será mais opcional; para ligar o novo Xbox você precisará conectar o novo sensor.

Ele poderá escanear dedos separadamente, perceber o movimento dos lábios e até expressões faciais.

O jornalista ALEXANDRE ORRICO viajou a convite da Microsoft

fonte: Folha de São Paulo – tec – terça-feira, 21 de maio de 2013