Crianças de 3 a 5 anos

O sentimento de pertencer a um grupo, de ser uma pessoa importante e querida, e a percepção crescente da capacidade de aprender são aspectos fundamentais da formação de nossos pequenos alunos. Nesse sentido, a primeira etapa da vida escolar visa a formar estreitos vínculos com professores e funcionários, e com todas as situações de aprendizagem experimentadas para dar vazão à curiosidade, à vontade de conhecer, à confiança em si mesmo e ao respeito pelos outros.

Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura.

Nessa primeira etapa, ser autônomo está relacionado à capacidade de assumir pequenas responsabilidades, considerando as necessidades pessoais e do outro, dentro de regras e limites valorizados para uma convivência saudável. Os alunos cuidam de seus pertences e do material de uso comum, conversam para resolver problemas, e aprendem a reconher o diálogo como forma de expor seu ponto de vista e compreender o dos outros.

Criar espaços reais de participação das crianças pequenas valoriza sua possibilidade de ação, ao mesmo tempo em que as insere na vida da escola.

Agendar encontro virtual