Esportes

As atividades de Extensão Curricular do setor de esportes, disponíveis para 2015, estão relacionadas abaixo.

Escola de Futsal
O futebol faz parte do sonho de muitas crianças, e as emoções do jogo e do gol fazem parte do “DNA” cultural brasileiro. Por isso, a Escola de Futsal oferece aos alunos a experiência em jogar em grupo e sentir a emoção do jogo. A ideia aqui é de estimular os alunos do 2ºs e 3ºs anos a terem vivências motoras relativas aos principais movimentos do jogo, sua organização e suas habilidades, além de trabalhar as capacidades coordenativas e fazer com que a familiarização ao esporte seja realizada com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
Em função do desenvolvimento físico, os alunos desta faixa etária trabalham com movimentos repetitivos e exercícios específicos.


Futsal

Jogar futsal no Brasil é algo mágico. Esse esporte, criado por brasileiros, tem alta exigência técnica, é jogado em um espaço reduzido, e com menor número de jogadores. Essa modalidade faz parte da cultura e da história esportiva da Vila, com a formação de grandes equipes ao longo dos últimos vinte anos. É oferecido aos alunos do 4º ano do Fundamental 1 ao 3º ano do Ensino Médio e tem como objetivos o desenvolvimento das habilidades e do domínio tático do jogo, além de formar equipes de competição que representam a escola em diversas competições escolares.


Handebol

Um jogo de equipe, com ginga, fintas e muitos gols são características próprias de um esporte de fácil aprendizagem e muito dinamismo, que vem conquistando, cada vez mais, um espaço no cenário nacional. Na Escola da Vila há várias gerações de irmãos que adotaram o handebol como esporte principal, com muita paixão. Foram inúmeras participações em campeonatos, e conquistas memoráveis.
É oferecido aos alunos do 4º ano do Fundamental 1 ao 3º ano do Ensino Médio.


Voleibol

Um esporte contagiante, com uma característica diferente de todos os outros esportes coletivos: é impossível decidir uma partida num lance individual, ou seja, um esporte que exige a integração e o trabalho coletivo.
É oferecido aos alunos de 6º ano do Fundamental 2 ao 3º ano do Ensino Médio.


Capoeira

A capoeira é oferecida aos alunos desde o Grupo 3 até as séries finais do Ensino Fundamental e promove o desenvolvimento de competências motoras, físicas, sociais e afetivas inerentes ao jogo. Os alunos logram avanços significativos em aspectos como:

  • o controle do próprio corpo e o movimento: trabalhados com diferentes estratégias, os golpes de capoeira desenvolvem as capacidades motoras e de coordenação;
  • o ritmo: o trabalho desenvolvido com o canto, as palmas e os instrumentos amplia a sensibilidade à música e aos ritmos em geral;
  • a espontaneidade: as situações lúdicas da capoeira desenvolvem a capacidade de brincar com o próprio corpo;
  • a socialização: promovida nas diversas atividades de integração em dupla, em trio ou em grupo.