A cultura na Vila

A área de Arte e Cultura da Vila tem como premissa promover uma formação cultural da comunidade escolar por meio de aulas de arte curriculares, atividades de extensão, eventos, ações culturais e projetos interdisciplinares nos segmentos.

Entendemos que cabe à escola promover e reforçar os vínculos dos estudantes com as manifestações culturais, tornando-os capazes de interpretá-las, questioná-las, produzi-las e transformá-las. Para isso, é preciso, antes de tudo, criar uma atmosfera de interesse pelo conhecimento  artístico e cultural, possibilitando que os alunos e alunas experimentem as diversas expressividades existentes, o que os possibilita fazer associações inusitadas e experienciar a sociedade por diferentes prismas.

Cultura é celebração, memória e tradição,  aspectos que, muitas vezes, representam a formação de identidade de um lugar,  de uma família, de um povo, de um país ou de uma sociedade. Os saberes culturais compõem os aprendizados  curriculares, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Mais do que  oferecer uma complementação ao currículo da escola e às disciplinas convencionais, os cursos organizados pelo Setor Cultural propõem diferentes espaços e dinâmicas de aprendizagem que ajudem a despertar novos olhares para o mundo, na perspectiva dos interesses particulares de cada estudante.

Todos os eventos culturais são  construídos coletivamente e dependem da participação de diferentes atores,  isto é, alunos e alunas, professores e professoras, funcionários e funcionárias e familiares. Essa colaboração promove importantes encontros,  como, por exemplo, entre estudantes de diferentes segmentos, e aproximam as  famílias do contexto escolar, o que contribui para a construção de um  ambiente acolhedor e seguro.

A partir de 2020, a área de arte curricular  passou a ter na grade de aulas as linguagens que compõem este campo de  conhecimento, assim como determina a BNCC: música, dança, teatro e artes  visuais. Nos ciclos 2 e 3, as aulas de Música e Arte apresentam propostas  específicas das linguagens e ambas trabalham aspectos da prática artística em  dança e teatro, por meio de projetos integrados.

A partir do 6º ano, os conteúdos específicos de cada  linguagem são apresentados nas aulas de Música, Artes do Corpo e Artes  Visuais; e no ciclo 4, os estudantes passam a ter um contato mais profundo  com os conceitos, competências e habilidades de cada uma, além de maior integração entre as linguagens, tanto na parte teórica quanto na  prática,  com o  desenvolvimento de projetos baseados em interesses  dos estudantes.