1980 marca o início de nossa trajetória. Foi neste ano que um grupo de professoras decidiu fundar uma escola para oferecer uma pedagogia ativa, que fosse capaz de possibilitar uma formação crítica, com base teórica construtivista. Elas sabiam que para o projeto avançar era importante formar educadores e educadoras. Assim, criaram o Centro de Estudos, atraindo profissionais de todo país, que estavam interessados nesta concepção de ensino e aprendizagem. Tudo começou com Educação Infantil, sabe onde? Na Vila Madalena. É daí que vem nosso nome, que também remete à ideia de uma comunidade que compartilha os mesmos princípios de educação. Surgia, assim, a Escola da Vila!

Logo crescemos. Alguns anos depois, mudamos para uma chácara no Butantã e implantamos o Fundamental I. Em 1993, inauguramos o Fundamental II e, anos depois, em 1995, fizemos uma fusão com o Colégio Fernando Pessoa para termos o Ensino Médio, que passou a ser oferecido na segunda unidade da Escola, que fica entre a Vila Sônia e o Morumbi. Já em 2014, foi a vez de inaugurarmos a unidade na Granja Viana, com o Fundamental completo. E em 2020, abrimos o Quintal da Vila, que atende a primeiríssima infância.

Ao longo destes quarenta anos, as sócias-fundadoras formaram uma equipe profissional muito competente e comprometida, que assumiu o projeto pedagógico, ficando responsável por ele. Em 2017, com a entrada na sociedade da Bahema Educação, que veio para sustentar a continuidade de nossa proposta e que reúne a Escola Viva (SP), Escola Parque e Centro Educacional Viva (RJ), Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras (MG), o Colégio Apoio (PE) a Escola Autonomia (SC). E sabe o Centro de Formação da Vila? Ele passou a atender todas as escolas do Grupo. Dessa forma, garantimos uma troca constante entre essas instituições e fortalecemos a proposta construtivista no país.

Por fim, 2022 foi um ano de novas evoluções para a Escola da Vila. Reestruturamos nossos ciclos de aprendizagem e passamos a nos concentrar em um único bairro de São Paulo, o Butantã, em espaços geográficos próximos e integrados: um dedicado às infâncias e outro às juventudes. A Vila das Infâncias reúne crianças do Quintal, Educação Infantil, Fundamental I, até o 6° ano do Fundamental II, no mesmo local em que sempre esteve a unidade do Butantã. Já a Vila das Juventudes reúne adolescentes, do 7° ano do Fundamental II até o final do Ensino Médio, em um novo prédio pensado arquitetonicamente para integrar as vivências interdisciplinares que passam a compor essa nova etapa da vida dos jovens.

Apesar de nos referirmos aos espaços como Vila das Infâncias e Vila das Juventudes, continuamos sendo uma Vila única, articulada com o que há de mais inovador e pioneiro na educação.

Nossas logomarcas ajudam a contar nossa história.