1980 marca o início de nossa trajetória. Foi neste ano que um grupo de professoras decidiu fundar uma escola para oferecer uma pedagogia ativa, que fosse capaz de possibilitar uma formação crítica, com base teórica construtivista. Elas sabiam que para o projeto avançar era importante formar educadores e educadoras. Assim, criaram o Centro de Estudos, atraindo profissionais de todo país, que estavam interessados nesta concepção de ensino e aprendizagem. Tudo começou com Educação Infantil, sabe onde? Na Vila Madalena. É daí que vem nosso nome, que também remete à ideia de uma comunidade que compartilha os mesmos princípios de educação. Surgia, assim, a Escola da Vila!

Logo crescemos. Alguns anos depois, mudamos para uma chácara no Butantã e implantamos o Fundamental I. Em 1993, inauguramos o Fundamental II e, anos depois, em 1995, fizemos uma fusão com o Colégio Fernando Pessoa para termos o Ensino Médio, que passou a ser oferecido na segunda unidade da Escola, que fica entre a Vila Sônia e o Morumbi. Já em 2014, foi a vez de inaugurarmos a unidade na Granja Viana, com o Fundamental completo. E em 2020, abrimos o Quintal da Vila, que atende a primeiríssima infância.

Ao longo destes quarenta anos, as sócias-fundadoras formaram uma equipe profissional muito competente e comprometida, que assumiu o projeto pedagógico, ficando responsável por ele. Em 2017, com a entrada na sociedade da Bahema Educação, que veio para sustentar a continuidade de nossa proposta e que reúne a Escola Viva (SP), Escola Parque e Centro Educacional Viva (RJ), Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras (MG), o Colégio Apoio (PE) a Escola Autonomia (SC). E sabe o Centro de Formação da Vila? Ele passou a atender todas as escolas do Grupo. Dessa forma, garantimos uma troca constante entre essas instituições e fortalecemos a proposta construtivista no país.

Nossas logomarcas ajudam a contar nossa história.