Garantir que crianças, jovens e profissionais trilhem jornadas de construção de conhecimento plenas de significado.

Valores

Saber pensar por si mesmo é uma construção que começa na infância. Por isso, é preciso desenvolver, nas crianças, autoconfiança, capacidade de reflexão, de escuta e de argumentação. O cultivo da criatividade e da perseverança, desde cedo, apoiam a construção da autonomia intelectual e moral.

No mundo atual, é cada vez mais importante saber interagir de forma colaborativa em ambientes diversos. Na Vila, isso se aprende desde cedo! Participação cidadã, com sensibilidade social e vida em comunidade são vivências propostas a partir do primeiro ano das crianças na escola.

O saber construído e acumulado pela sociedade é a base para a formação mais humana e consistente que oferecemos a nossos alunos e alunas. Entendemos que o conhecimento não se resume a informações, conceitos e teorias. É preciso saber processá-lo, organizá-lo e transformá-lo em competências pessoais!

De portas abertas à diversidade! Valorizamos a forma de construção de conhecimento de cada estudante. Entendemos que as diferenças trazem benefícios individuais, coletivos e enriquecem o diálogo. A diversidade - em todos os seus aspectos - é bem-vinda na Vila e é pauta de muitas conversas dentro e fora de sala.

O conhecimento é construído!

Na Vila, promovemos o gosto por aprender, o valor da investigação, da ciência, da arte e das tecnologias e o quão vital é aprender a conectar conhecimentos diversos. Oferecemos ensino de alta qualidade, introduzindo conteúdos articulados às questões atuais, aprofundados com rigor e excelência acadêmica.

É por meio de um currículo amplo, contemporâneo, problematizador e aberto que promovemos o alto engajamento com a construção de conhecimento e a vida de estudante.

A trajetória escolar dos alunos e alunas é distribuída em cinco ciclos: os primeiros três ciclos (Quintal e Educação Infantil, 1º ao 3º ano do Fundamental e 4º ao 6º ano) são vividos na Vila das Infâncias e, os últimos dois (7º a 9º ano do Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio), na Vila das Juventudes.

O papel do educador neste processo, como uma das influências educativas centrais, é valorizado e constantemente investimos na formação continuada de nossa equipe.

As vivências são fundamentais para o aprendizado!

O grande diferencial de nosso enfoque metodológico se reflete em uma abordagem humanizada, que acolhe a diversidade, valoriza o processo individual de desenvolvimento assim como os processos colaborativos de aprendizagem. Privilegia o repertório cultural e ampara o conteúdo com experiências cheias de significado para os alunos e alunas.

Aprende-se mais e melhor, porque convoca-se a cooperar intelectualmente. Cada um vive experiências de influir na aprendizagem uns dos outros, a produzir conhecimento, a participar de uma comunidade de aprendizado, no qual todos e cada um faz muita diferença.

O desejo de aprender move a Comunidade Vila!

Buscamos a evolução constante. A capacidade de viver o aprendizado por si próprio e através dos colegas é causa e consequência do processo de desenvolvimento da autonomia. Assim, a escola contribui muito para uma vida de realizações pessoais e profissionais. Trajetórias que passam por processos de formação contínua e estimulam a atualização da escola. Alunas e alunos, as famílias e a equipe Vila evoluem juntos.

Almejamos jornadas significativas

O mundo é um bem comum e a realidade é construída cada vez mais de maneira colaborativa.

Alunas e alunos desenvolvem o hábito de estudar e produzir juntos. Dinâmicas de cocriação fazem parte de suas rotinas, assim como a construção da consciência de seus papéis enquanto cidadãos. A Vila vê seu trabalho refletido no desempenho acadêmico de seus estudantes, na capacidade intelectual e crítica das alunas e alunos, no quanto guiam suas escolhas em valores humanistas e como se veem apoiados em desenvolver um projeto de vida que envolve escolhas e vai muito além dos exames externos.

O compromisso do indivíduo com a coletividade se fortalece, junto com sua potência para contribuir com o todo. Temos belas jornadas de alunas, alunos, ex-alunas e ex-alunos para compartilhar.