Estudantes com diversas competências individuais e preparados para o exercício da cidadania

Construção do conhecimento

Temos duas grandes metas nesta etapa. Buscamos garantir condições amplas para que cada estudante realize o que deseja fazer depois da escolaridade obrigatória. E também agimos em diversas frentes que estimulam o exercício pleno da cidadania, desenvolvendo habilidades para uma inserção social ampla, responsável e crítica.

A Vila segue com os mesmos valores e metodologias que guiaram a Escola até esse momento! A essência de nosso Projeto Pedagógico permanece com a nova proposta que incorpora aspectos importantes da Base Nacional Comum Curricular. Ela está em implantação ao longo de três anos: 2020 (turmas de primeiro ano), 2021 (segundo ano) e 2022 (terceiro ano).

O Novo Ensino Médio

Formação Básica: currículo comum aos estudantes

  • Linguagem e suas Tecnologias: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Corpo e Movimento e História da Arte
  • Ciências e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Ciências Sociais e Humanas Aplicadas: História, Geografia, Filosofia, Política e Sociedade
  • Matemática e suas Tecnologias

Itinerários Formativos: projetos de escolha pessoal, interdisciplinares, entrelaçam saberes e abordam questões reais, problemas sobre os quais estudar, pensar e propor reflexões e novas possibilidades.

Clique aqui e conheça as etapas para ingressar no Ensino Médio da Vila.

Vivência do aprendizado

O Ensino Médio segue os princípios e valores do projeto pedagógico da Vila. Ele prepara nossos alunos e alunas para uma inserção social ampla, responsável e crítica, em um mundo que requer o exercício pleno da cidadania. E, ao mesmo tempo, busca possibilitar a realização de projetos pessoais, como as avaliações externas. A Vila também oferece várias experiências coletivas que ultrapassam os muros da Escola. Através de um currículo integrado e estudos aprofundados em três áreas do conhecimento, nossos alunos e alunas são preparados para o futuro, mas também para o presente.

Trabalhos de campo

1ºs anos: Baixada Santista
Projeto: Cidades, Cidadãos

Um mergulho na vida na região! Esta é a proposta deste trabalho de campo que é feito nas disciplinas de Sociologia, História, Geografia e Língua Portuguesa. Partindo de um determinado ponto da cidade, alunos e alunos seguem seus caminhos, sem uma rota definida. Assim, constroem suas próprias relações com o espaço e fazem descobertas por onde passam. Essa técnica faz parte da Teoria da Deriva. Através dela, o grupo compreende como a região é resultado de processos econômicos, sociais e políticos, percebendo suas especificidades e contradições. Na volta, é produzida uma coletânea com os aprendizados, usando narrativas típicas do jornalismo literário.

2ºs anos: São Sebastião
Projeto: Escola ao Mar

Uma visão mais sistêmica do trabalho científico a partir da vivência prática de um problema! A visita à região, onde fica o Projeto Escola ao Mar, busca articular conhecimentos teóricos e práticos, apresentando a Oceanografia como uma campo vinculado às Ciências Naturais. Este trabalho de campo integra as disciplinas de Química, Física e Biologia. No final, são desenvolvidos relatórios das análises realizadas.

3ºs anos: Brasília
Projeto: Política e Sociedade

Definir o tópico que vai trabalhar, estudar, planejar e partir para a capital do país com uma meta: fazer um documentário! Este é o projeto das disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Política. Cada grupo tem 3 opções de temas: História da Filosofia política e suas relações com a política institucional brasileira; A Democracia Participativa e os reais valores de soberania popular da Constituição Federal Brasileira de 1988; e Da capital Brasília como a meta-síntese do projeto de Nação moderna às tensões socioespaciais do(no) Estado brasileiro.

Semana de Atividades Diversificadas (SAD):

Na Vila, como sempre, a aprendizagem também acontece fora da sala de aula. E com o Ensino Médio não seria diferente! A Escola organiza as Semanas de Atividades Diversificadas (SAD), com muitos debates e palestras com profissionais convidados.

SerTão Grande

Um mergulho na obra de Guimarães Rosa em um curso com encontros semanais! O livro serve como fio condutor de discussões sobre o sertão e suas representações a partir de análises e referências interdisciplinares. Com o repertório ampliado, no final do curso, o grupo embarca para uma viagem para Cordisburgo, em Minas Gerais, para buscar os cenários e as personagens que inspiraram Guimarães a criar seu universo sertanejo. Nossos alunos e alunas também participam de uma visita ao Morro da Garça, cenário do conto “O recado do morro”, onde fica explícito o contraste entre o sertão e o moderno.

Intercâmbio Argentina

Tudo começa com a opção pelo curso extracurricular de Espanhol, que pode ser feito no 1º e no 2º ano do Ensino Médio. Nas aulas, têm muitas conversas sobre a Argentina que ampliam o conhecimento sobre o país. O tão esperado intercâmbio ocorre na conclusão do curso! São 15 dias com muitas experiências e aprendizados. Depois, é a vez de nossos alunos e alunas receberem amigos e amigas da Argentina pelo mesmo período. Esta é uma oportunidade dupla de treinar o idioma!

Confira os vídeos, ensaios e depoimentos produzidos por alunos das turmas anteriores no blog.

OECA

Um suporte em um período de grandes definições! Este é o objetivo da Orientação da Escolha da Carreira Acadêmica (OECA). São planejadas diversas atividades que ajudam no processo de amadurecimento das escolhas pessoais. Fazemos leitura de textos de ex-alunos e alunas contando sobre suas opções de carreira, encontros com ex-estudantes, apresentações de diferentes universidades, visitas guiadas a centros universitários e a feiras de profissões, grupos de discussão e muitas conversas individuais com a orientação.

Para aproximar os alunos e alunas de rotinas profissionais pelas quais manifestam interesse, a Escola também lista, no começo do ano, as famílias do Ensino Médio que podem recebê-los em seus ambientes de trabalho. Assim, ocorrem visitas a hospitais, empresas públicas, indústrias, produtoras, entre outros locais. Com isso, as inquietações são amenizadas e os repertórios de escolha são ampliados. Algumas destas experiências são contadas através de vídeos e textos que são compartilhados para auxiliarem as próximas turmas. Elas ficam em um mural no prédio da Escola e também em um mural virtual no Padlet.

Projeto Sirius

Uma experiência de imersão no universo científico! Os encontros são repletos de discussões sobre a ciência no Brasil e têm atividades práticas relacionadas à mecânica quântica. O ápice do projeto é a visita ao CNPEM, em Campinas. Este centro de pesquisa integra um conjunto de laboratórios de tecnologia, entre eles o LNLS-2, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, batizado de Sirius.

Mostra de Trabalhos

Um encontro para conhecer os trabalhos feitos ao longo de todo ano! No lugar das aulas regulares entram em cena as apresentações das melhores produções de nossos alunos e alunas. Todos os formatos são bem-vindos: de documentários e ensaios aos seminários. A Mostra é um momento especial em que os valores e princípios do projeto pedagógico da Vila são revelados nos trabalhos.

Evolução constante

AVA

AVA é o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde são organizados os conteúdos das disciplinas, são promovidas diversas situações de aprendizagem e registradas as anotações de cada estudante.

Grêmio

O Grêmio representa um exercício de convivência e de negociações para construir algo em conjunto com respeito e boa argumentação. Estimula autonomia, debates, análises crítica e ação política.

Assembleias

Teve discussão sobre convívio? Chegou a hora da assembleia de classe! Ela é convocada pelas próprias salas, que definem os temas junto à orientação educacional e debatem as propostas de solução de conflitos.

Monitorias e Tutorias

Todo mundo junto e misturado! Na Vila, estudantes do Ensino Médio podem atuar na monitoria de trabalhos de campo do F2. Com esta iniciativa, os alunos e alunas menores convivem e aprendem com a turma mais velha, em um clima de amizade e cumplicidade. E quem é do Ensino Médio tem a oportunidade de revisitar um projeto, conquistando novos aprendizados. Para se candidatar, é preciso fazer uma prova para demonstrar conhecimento sobre os conteúdos tratados no trabalho de campo e escrever uma carta justificando porque deseja participar da monitoria. Antes da viagem, há um conversa com a orientação sobre as tarefas e responsabilidades de cada monitor ou monitora. E na volta, é preciso apresentar um relatório com reflexões sobre a experiência, uma conquista para o currículo pessoal.

Jornadas significativas

Simulados e revisões

Para ampliar a possibilidade de estudantes terem sucesso nos exames seletivos externos, a Vila tem um processo de revisão ao longo do terceiro ano. A Escola também faz simulados e discussões sobre os tipos de prova que cada vestibular prática. Um grupo significativo de estudantes adere a esta proposta. Outro, por razões diversas, prefere concentrar esforços no fechamento do Ensino Médio.

A Vila e o Enem

A Vila tem um currículo rico e completo, que contempla os conteúdos cobrados nos processos seletivos externos. Fazemos revisões, simulados e provas longas com diversos tipos de questões. Alunos e alunas são preparados para a escolha de carreira, mostrando diferentes tipos de faculdades e exames, ajudando-os no processo de autoconhecimento e de construção de um projeto de vida. Pensamos que há inúmeras possibilidades para o futuro! Por isso, o vestibular não é nosso único foco. Na Vila, não gostamos de mostrar números, porque eles mascaram conquistas e valorizam falsos sucessos. Buscamos analisar cada cada aluno e aluna, garantindo a todos os pais e mães que seus filhos e filhas terão espaço em nosso projeto pedagógico. E temos inúmeras histórias de jornadas significativas para compartilhar.

A Vila e a aprovação nos vestibulares

Clique aqui e veja os aprovados 2020 e 2019.

10 anos depois

A Vila reúne ex-estudantes uma década depois de concluírem o Ensino Médio. É um dia de encontros, trocas, abraços, carinhos, lágrimas e de muitas histórias de vida cheias de significados.

Clique aqui e conheça as escolhas e a maneira de pensar o mundo de nossos ex-estudantes.