O trabalho da área de Movimento e Esporte da Vila tem o objetivo de estimular a percepção sobre o corpo (total, pleno, interno, externo e limites), desenvolver ações motoras que auxiliem tanto no controle deste corpo como de diversos materiais e aumentar, por meio de atividades adequadas a cada faixa etária, o metabolismo corporal.

O repertório das aulas de Movimento e Esporte é muito variado. São  utilizados jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças, atividades de  respiração e concentração e ginásticas para a construção da cultura corporal  de movimento.

Nos ciclos 2 e 3 (1º ao 5º ano)

Ênfase nos jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças e ginásticas para a construção da cultura corporal de movimento. Consideramos as necessidades individuais e coletivas de aprendizagem, a compreensão das normas que regulam o convívio e a atuação coletiva que favorece a formação ética e a convivência positiva e solidária.

A partir do 4º ano podem começar a participar de treinos coletivos para compor as equipes da Vila e vivenciar torneios com outras escolas.

A partir do 6º ano o trabalho coletivo passa a ser mais direcionado ao esporte, com o objetivo de conquistar um maior entendimento da lógica interna de cada modalidade.

No ciclo 4 (7º, 8º e 9º anos)

Mantemos três frentes de trabalho com atividades de concentração, preparação e oposição, agora com três professores diferentes. Após uma apresentação inicial e experimentação, alunos e alunas escolhem e indicam seu percurso de aprendizagem.

No ciclo 5 (1º, 2º e 3º anos - Ensino Médio)

Inicia-se um processo de aprimoramento no grau de dificuldade das propostas. As atividades passam a se chamar Práticas Corporais Alternativas (Danças regionais e circulares), VilaCorpo (aprimoramento das capacidades físicas/treinamento intervalado, TRX, Core) e Oficina de Jogos (resgate de jogos da escolaridade na Vila; jogos e esportes do mundo todo/futmesa, beach tennis). Alunos e alunas elegem sua opção inicial, podendo trocar a cada trimestre.

Outros projetos… Envolver a família nas práticas de bem estar!

Dia do Esporte

Atividades destinadas à prática esportiva prazerosa. Diretamente ligado ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em abril.

Bicicletada

Atividade coletiva realizada no parque Villa Lobos. O projeto dos 7º anos visa apresentar e debater a bicicleta como meio de transporte alternativo e limpo e suscitar reflexões sobre o uso consciente do espaço público.

Olim Vila

OLIM VILA é a forma diminuída de Olimpíada Intercolegial da Vila.

Ela foi criada com objetivo de oferecer um ambiente de aplicação das práticas desenvolvidas nos treinos esportivos e promover situações de competição entre estudantes de várias escolas, para que possam confrontar e avaliar suas habilidades, desenvolver trabalhos coletivos e favorecer experiências emocionais significativas, como jogar para um grande público e viver situações de vencer e perder, sabendo lidar com essas situações.