O trabalho da área de Corpo e Movimento da Escola da Vila tem o objetivo de estimular a percepção sobre o corpo (total, pleno, interno, externo e limites), desenvolver ações motoras que auxiliem tanto no controle deste corpo como de diversos materiais e aumentar, por meio de atividades adequadas a cada faixa etária, o metabolismo corporal. 

O repertório das aulas de Corpo e Movimento é muito variado. São  utilizados jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças, atividades de  respiração e concentração e ginásticas para a construção da cultura corporal  de movimento.

Nos ciclos 2 e 3 (1º ao 5º ano)

Ênfase nos jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças e ginásticas para a construção da cultura corporal de movimento. Consideramos as necessidades individuais e coletivas de aprendizagem, a compreensão das normas que regulam o convívio e a atuação coletiva que favorece a formação ética e a convivência positiva e solidária. 

A partir do 4º ano podem começar a participar de treinos coletivos para compor as equipes da Vila e vivenciar torneios com outras escolas.

A partir do 6º ano o trabalho coletivo passa a ser mais direcionado ao esporte, com o objetivo de conquistar um maior entendimento da lógica interna de cada modalidade.

No ciclo 4 (7º, 8º e 9º anos)

Mantemos três frentes de trabalho com atividades de concentração, preparação e oposição, agora com três professores diferentes. Após uma apresentação inicial e experimentação, alunos e alunas escolhem e indicam seu percurso de aprendizagem. 

No ciclo 5 (1º, 2º e 3º anos - Ensino Médio)

Inicia-se um processo de aprimoramento no grau de dificuldade das propostas. As atividades passam a se chamar Práticas Corporais Alternativas (Danças regionais e circulares), VilaCorpo (aprimoramento das capacidades físicas/treinamento intervalado, TRX, Core) e Oficina de Jogos (resgate de jogos da escolaridade na Vila; jogos e esportes do mundo todo/futmesa, beach tennis). Alunos e alunas elegem sua opção inicial, podendo trocar a cada trimestre.

Outros projetos… Envolver a família nas práticas de bem estar!

- Dia do Esporte: atividades destinadas à prática esportiva prazerosa. Diretamente ligado ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em abril. 

- Bicicletada: atividade coletiva realizada no parque Villa Lobos. O projeto dos 7º anos visa apresentar e debater a bicicleta como meio de transporte alternativo e limpo e suscitar reflexões sobre o uso consciente do espaço público.