1º ano

Estudantes que querem cursar o Ensino Médio na Escola da Vila devem preencher uma ficha de inscrição e participar das seguintes etapas:

1. Integração e avaliação

Em setembro, ocorre um encontro entre quem solicita vaga na Escola, o conjunto atual de estudantes de nonos anos da Vila e um grupo do Ensino Médio. O objetivo é fazer uma dinâmica para o alinhamento de expectativas. Também é realizada uma avaliação diagnóstica não seletiva, com conteúdos básicos nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa e Literatura (LPL), para que sejam identificadas as competências e habilidades já desenvolvidas.

2. Entrevista individual com estudantes e responsáveis

A Vila faz uma reunião individual entre orientação, quem deseja ir para o Ensino Médio e responsáveis. Ela acontece duas semanas após as atividades de integração e avaliação. Neste encontro, são apresentadas as devolutivas sobre a avaliação diagnóstica e os planos para o período de adaptação são desenvolvidos em conjunto.

3. Matrícula

As matrículas de candidatos e candidatas a uma vaga no 2º ou 3º ano devem ser feitas até uma semana após a entrevista.

4. Adaptação

O período de adaptação é variável. Mas, em geral, o primeiro trimestre é suficiente para esse processo. Estudantes cicerones acompanham quem acaba de chegar à Escola, dando suporte, informação e acolhimento. No período de finalização da adaptação, os responsáveis são chamados para um encontro com a orientação para a troca de impressões.