Projeto Ampliar e Instituto Fandoca: de portas abertas para a diversidade

A Vila leva em consideração a singularidade de cada criança e jovem, respeitando a diversidade em seus múltiplos aspectos. E busca sempre ampliá-la! Com uma perspectiva inclusiva, acolhe desde estudantes com algum tipo de deficiência aos que possuem dificuldades de aprendizagem. Em 2019, a Vila deu mais um importante passo para expandir a diversidade no ambiente escolar. Naquele ano foi criado um projeto que possibilita o ingresso de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Ele foi carinhosamente batizado de Ampliar e já conquistou forte adesão da Comunidade.

A Escola implantou o projeto aos poucos. Cada passo foi planejado e revisado quando necessário. Tudo foi feito com muita atenção para acolher quem viesse do Ampliar com bastante afeto e cuidado! No primeiro ano, entraram dois estudantes. Nossa Equipe foi a escolas do entorno para dialogar com suas coordenações e professores, iniciando o trabalho de parceria e definição de critérios para o ingresso de estudantes no 1º ano do Ensino Médio da Vila. As famílias dos estudantes ingressantes também foram visitadas, para a conciliação de expectativas e início do trabalho de acolhimento e adaptação à escola.

Os alunos e alunas também passaram a ter acompanhamento pedagógico especial da Escola e a contar com a tutoria de ex-estudantes da Vila. Com isso, foram bem tanto do ponto de vista de entrosamento como de superação! Os resultados positivos deram sinal verde para a Vila receber, para o segundo ano do projeto, mais de cinquenta jovens no processo seletivo, que se dispuseram a participar das dinâmicas de ingresso na 1º ano do Ensino Médio da escola. Sete deles iniciaram sua caminhada escolar na Vila em 2020. O número cresceu: em 5 anos de projeto são 19 os estudantes que ingressaram pelo Ampliar, mas a escola sabe que é preciso ainda mais para ampliar a diversidade.

E como a Vila mantém o Projeto? Com o apoio de doadores individuais ou empresariais e com ações  como ingressos solidários, arrecadação de fundos e outras atividades regulares com a nossa Comunidade. O dinheiro arrecadado vai para o Instituto Fandoca, que cobre as despesas da Vila com material, refeições, saídas e viagens de estudo.  O valor da anuidade é bancado integralmente pela Escola.

A Vila acredita que todo mundo sai ganhando com a diversidade de renda, raça, gênero ou de qualquer outro tipo. Ampliar a diversidade é uma forma de potencializar o conhecimento, a cooperação e o diálogo! E tudo isso constrói mais jornadas significativas para o mundo.

Em breve, publicaremos o relatório Ampliar 2023.