Projeto Ampliar: de portas abertas para a diversidade

A Vila leva em consideração a singularidade de cada criança e jovem, respeitando a diversidade em seus múltiplos aspectos. E busca sempre ampliá-la! Com uma perspectiva inclusiva, acolhe desde estudantes com algum tipo de deficiência aos que possuem dificuldades de aprendizagem. Em 2019, a Vila deu mais um importante passo para expandir a diversidade no ambiente escolar. Neste ano foi criado um projeto que possibilita o ingresso de estudantes de baixa renda. Ele foi carinhosamente batizado de Ampliar e já conquistou forte adesão da Comunidade.

A Escola implantou o projeto aos poucos. Cada passo foi planejado e revisado quando necessário. Tudo foi feito com muita atenção para acolher quem viesse através do Ampliar com bastante afeto e cuidado! No primeiro ano, entraram dois alunos. Eles participaram de um processo seletivo que contou o com o apoio da ONG Edukai, que realizou olimpíadas em escolas públicas próximas à Vila, buscando identificar quem tinha muita dedicação e esforço. Nossa Equipe também foi visitar as famílias dos jovens selecionados para alinhar expectativas e construir parcerias.

Os alunos também passaram a ter acompanhamento pedagógico especial da Escola e a contar com a tutoria de ex-estudantes da Vila. Com isso, foram bem tanto do ponto de vista de entrosamento como de superação! Os resultados positivos deram sinal verde para a Vila receber, já no segundo ano do projeto, mais de cinquenta jovens no processo seletivo. Nove deles foram selecionados. O número cresceu, mas a Escola sabe que é preciso ainda mais para ampliar a diversidade. Nossa meta é incluir, todos os anos, de 6 a 10 jovens de baixa renda.

E como a Vila mantém o Projeto? Com o apoio de doadores individuais ou empresarias e com ações com a nossa Comunidade, como ingressos solidários e arrecadação de fundos (saiba como doar nesse link). Para cada contribuição recebida, a Escola doa o mesmo valor. O dinheiro arrecadado cobre as despesas com a mensalidade, material, refeições, saídas e viagens de estudo e também com computadores para cada bolsista.

A Vila acredita que todo mundo sai ganhando com a diversidade de renda, raça, gênero ou de qualquer outro tipo. Ampliar a diversidade é uma forma de ampliar o conhecimento, a cooperação e o diálogo! E tudo isso constrói mais jornadas significativas para o mundo.