Projeto SerTão Grande

Para alunos e alunas do 1º ao 3º do Ensino Médio (Ciclo 5).

Curso composto por encontros semanais em torno da obra de Guimarães Rosa, nos quais alternaremos leituras compartilhadas com discussões sobre o sertão e suas representações, buscando incluir análises e referências interdisciplinares a fim de criar um repertório vasto, que dê referências aos estudantes sobre esse mundo chamado Sertão.

Sempre usando literatura roseana como fio condutor, procuraremos caracterizar o sertão em suas múltiplas facetas: o cenário, as relações, o sertanejo, sua relação com o moderno, seus valores.

Como coroamento do curso, propomos uma viagem para os alunos e as alunas do curso: iremos para Cordisburgo, em Minas Gerais, buscar os cenários e as personagens que inspiraram Guimarães a criar seu universo sertanejo. Depois, iremos ao Morro da Garça, cenário do conto “O recado do morro”, onde o contraste entre o sertão e o moderno fica explícito, e onde poderemos ver o choque entre as duas visões de mundo e as contradições entre o “arcaico” sertanejo e a “civilização” do progresso e do desenvolvimento.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Se ainda não estuda na Vila, fale com nossa equipe